Saúde e segurança do trabalhador são temas de ações da campanha nacional Abril Verde

Saúde e segurança do trabalhador são temas de ações da campanha nacional Abril Verde

A Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Saúde, vai promover uma série de iniciativas no decorrer deste mês para celebrar o Abril Verde, campanha nacional que tem como meta conscientizar sobre a prevenção, segurança e saúde no trabalho.

Com o tema “Trabalhar sim, adoecer não”, o movimento se iniciou nesta terça-feira (4) com uma ação de educação em saúde no Polo de Moda da Glória envolvendo uma equipe multiprofissional que levou informações e orientações sobre os agravos e doenças relacionadas ao trabalho e suas formas de prevenção.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Jeanine Pacheco, explica que “a campanha visa levar reflexões sobre como o trabalho, enquanto determinante social, pode produzir saúde, sofrimento ou adoecimento, alertando sobre os riscos dos acidentes e doenças ocupacionais, bem como as suas formas de prevenção”.

As rodas de conversa programadas para acontecer no decorrer do mês vão abordar temas como controle do estresse, saúde integrativa no trabalho, assédio moral, sofrimento mental no trabalho, Síndrome de Burnout, além de doenças e agravos que não são notificados ou que apresentam grande número de notificações em Vila Velha.

Para participar das rodas de conversa clique aqui e se inscreva. A ação é voltada para trabalhadores do município, incluindo servidores.

Mais informações: [email protected] ou (27) 99644-4285

Programação:

Quarta (5):
14h – Mesa de abertura do Abril Verde, com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da Gerência de Vigilância em Saúde.

15h – Roda de conversa com o tema “Trabalho, neurociência e controle do estresse”, ministrada pela dra. Adriana Madeira – pós-doutorado em Biologia Molecular, docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Renorbio da UFES.

Terça (11):
15h – Roda de Conversa sobre saúde Integrativa com prática de Tai Chi China no trabalho – André Luiz Ferreira. Local: Pátio externo da SEMSA.

Quarta (12):
10h – Assédio moral: risco não visível no ambiente de trabalho com a advogada Viviane Laiber Almeida. Local: Auditório térreo da SEMSA.

Quinta (13):
15h – Sofrimento mental no trabalho: diálogos possíveis com Roberta Belizário, da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat- PMV) e as alunas Beatriz Baltazar e Laura Koch, do departamento de Psicologia Social da UFES. Local: Auditório da Secretaria Municipal de Vila Velha em Coqueiral.

Quarta (19):
10h – Roda de conversa com a historiadora e professora doutora da UFES, Deane Monteiro, que falará sobre “Antes da Burnout: narrativas de trabalhadores/as”. Em seguida relançamento do livro “Diário de uma professora burnoutada”. Local: Segundo andar da SEMSA.

Quinta (20):
10h – Acidente com exposição a material biológico, ministrado pelas enfermeiras Maria Aparecida Lube e Priscila Muniz e pela coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Vila Velha, Jeanine Pacheco. Local: Auditório térreo da SEMSA.

Quinta (26):
15h – Trabalho não pode causar dor: consciência corporal para prevenção de LER/DORT conduzido pela Fisioterapeuta especialista em Saúde Coletiva, Fabíola Bersot, pela formanda em fisioterapia Gizeli Amanda Ortela e pela enfermeira do trabalho Priscila Muniz. Local: Auditório térreo da SEMSA.

Fonte : PMVV