Entrevista com Joel Rangel: “A representação política precisa demostrar o que vai se propor a fazer e deixar claro o que foi feito”

Entrevista com Joel Rangel: “A representação política precisa demostrar o que vai se propor a fazer e deixar claro o que foi feito”

O vereador Joel Rangel nasceu na antiga Maternidade de Vila Velha, tem 46 anos e, honradamente, se define como autêntico canela-verde. Desde criança, participa da vida política da cidade. Aos nove anos, institivamente, já se sentava na primeira fila das reuniões comandadas por nomes históricos da política estadual.

Ele estudou no Jardim de Infância Maria Valadares, na época, situado na Praça Duque de Caxias, no Centro do município, onde hoje funciona a Biblioteca Municipal. Ele cursou o ensino fundamental e secundário na Escola Vasco Fernandes Coutinho, localizada em frente à mesma praça.

Na tradicional escola, ainda no ensino fundamental, participou do seu primeiro teste nas urnas, como líder estudantil.

“Ganhamos as eleições com mais de mil votos de diferença, em uma escola de 1º e 2º graus, expoente no movimento estudantil, fato que teve muita notoriedade. A destacada liderança exercida conduziu a minha participação no movimento a nível estadual, na União dos Estudantes Secundaristas (Unes). A escola passou a ter muita força em todo movimento estudantil municipal e estadual, porém, alguns integrantes do movimento estudantil possuíam vinculação partidária, eu, Joel Rangel não possuía filiação”, recordou.

No mesmo período da vida, participava também dos movimentos do Grupo de Jovens da maior paróquia do município, a Paróquia do Santuário Divino do Espirito Santo, que incluía a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Prainha.

A igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1765 e é a mais antiga igreja do Brasil em atividade litúrgica.

O vereador estudou Teologia pelo Instituto da Pastoral da Arquidiocese de Vitória, sempre participando dos conselhos da Comunidade Católica. Em 2000, pela primeira vez, posicionou seu nome como candidato a vereador e, aos 23 anos, assumiu seu primeiro mandato.

O prefeito eleito na época foi Max Filho e Joel Rangel passou a ser o líder da gestão, na Câmara de Vereadores.

“Eu sempre acompanhei a política do Dr. Max Mauro. Expoente político, foi prefeito do nosso município, vereador, deputado federal, deputado estadual e governador do Estado. Imagine, eu era menino, e aqui na Prainha, o Dr. Max Mauro toda segunda-feira realizava reuniões extraordinárias, como governador do Estado”, comentou.

“Para compor a mesa da reunião, sentavam-se os secretários de Estado e, ao centro, o então governador. Joel relembra que Dr. Max Mauro recebia os prefeitos, que vinham do interior em caravanas, para a grande reunião política com o chefe do Executivo. A população também participava. Vinha pessoas de todo o Estado e eu, aos nove anos, garantia meu lugar atentamente na primeira fila”, completou Joel Rangel.

Hoje, Joel atua em alinhamento com a gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, considerado um fenômeno político, liderando a renovação municipal, ao lado do atual presidente da Câmara Municipal, Bruno Lorenzutti.

Naturalmente, a experiência do vereador Joel Rangel foi aglutinada à atual renovação política de Vila Velha, já que em seu currículo, Joel atuou junto de Arnaldinho Borgo e Bruno Lorenzutti, na mesma legislatura.

Conheça um pouco mais da personalidade, da trajetória e do conhecimento filosófico do experiente político, que afirma atuar em consonância com a gestão atual, pelo alinhamento dos valores éticos, morais e pelo respeito ao exercício da atividade política:

O senhor demonstra muita admiração e respeito pelo Doutor Max Mauro. O ex-governador marcou sua iniciação na política?

Tenho sim. A política era baseada em princípios muito fortes. Ele foi um grande homem público. Foi prefeito, deputado federal, deputado estadual e governador. Acredito que deveria ter conseguido se tornar senador, porém, perdeu a eleição para outro grande nome da política capixaba, o atual governador Renato Casagrande. Se tivesse sido senador teria representado bem nosso Estado.

Aprendi muito com o doutor Max Mauro. Guardo no coração e na memória esse tempo em que a política era baseada em princípios sólidos.

Um tempo de debate democrático, de avanços sociais. Era o tempo da Constituição de 1988. Tempo de início de tudo aquilo que a sociedade sonhava e esperava, consagrado na Constituição. Um tempo de construção da nossa jovem democracia.

A democracia no Brasil está completando quase 35 anos. Por que o senhor considera a nossa democracia jovem?

Sim, nossa democracia é jovem. Vejo um sentimento de que a democracia se torna madura, quando o interesse público está acima do interesse individual ou de grupos políticos. Quando aquilo que é da população, que é para população está à frente. Podendo transformar a cidade, o Estado, o País.

Maturidade democrática é quando o discurso eleitoral, as disputas políticas ficam em segundo plano. Quando o interesse público está acima de tudo. Quando o interesse público está em primeiro lugar. Quando a representação política é transparente.

Afinal, você é eleito para fazer o que? A representação política precisa demostrar o que vai se propor a fazer e deixar claro o que foi feito. A participação da população é muito importante. A participação das pessoas é importante para definir o que será feito ou não, com o recurso público. O dinheiro é público. O erário é do povo.

É claro que a população tem que pagar imposto. Imposto é imposto. Mas o dinheiro público deve retornar para população em serviços, atendimentos à saúde, em escolas e ensino com qualidade, em obras de infraestrutura, entre outros serviços públicos previstos por Lei na Constituição.

Quem se predispõe a representar a população, passa por uma avaliação de quatro em quatro anos, podendo o povo aprovar a representação ou rejeitar a representação nas urnas. Podendo optar fazer mudanças. A eleição é um processo muito democrático. Você pode votar e ser votado. Pode colocar suas ideias.

Como é a atuação de um vereador no município de Vila Velha?

Precisamos entender que Vila Velha cresceu, que não é uma cidadezinha. É uma cidade de mais de meio milhão de habitantes. Uma cidade com muitos desafios. Portanto, o papel que o vereador desenvolve é muito relevante.

Precisamos dar outro significado ao papel das Câmaras Municipais. A vida acontece nas cidades. Ressignificar o papel das Câmaras Municipais no Brasil, não apenas a da nossa cidade. Como eu disse, a vida acontece nas cidades.

A iluminação pública de onde você mora é na cidade. A pavimentação da rua para você chegar à sua casa, no posto de saúde, na escola, no supermercado, é na cidade. A escola que seu filho estuda é na cidade. A unidade de saúde que a população precisa é na cidade, é no bairro é na região. A drenagem das águas de chuvas é resolvida pela cidade.

Veja, um dos grandes problemas de Vila Velha está na drenagem das águas, em épocas e em dia de chuvas fortes.

É necessário planejar a cidade em termos de infraestrutura, para combater os problemas com planejamento, elencando as prioridades. Todas as cidades têm problemas comuns a serem resolvidos. E isso passa pelos representantes do Executivo, do Legislativo, pelo prefeito e pelos vereadores.

Ser vereador nesse tempo é ter a consciência que a cidade precisa de pessoas capacitadas, que possuam competência para enfrentar os problemas, que possam de buscar solução e debater com muita responsabilidade os problemas e não perder tempo com aquilo que não traz desenvolvimento.

Vila Velha está evoluindo na resolução dos problemas de alagamento?

Estamos saltando de três estações de bombeamento, para doze, com redes de escoamento, com galerias, com rede de drenagem e macrodrenagem. É a cidade que está conseguindo. Vamos nos organizar, colocar o dinheiro da cidade, o recurso público para ser aplicado naquilo que o morador precisa.

É preciso colocar o recurso público no investimento planejado. A opinião da população está sendo respeitada e o direcionamento do dinheiro público está sendo investido onde a cidade e as pessoas mais precisam e definiram como prioridade.

Isso está acontecendo na gestão do atual prefeito Arnaldinho Borgo?

Eu fui, nesses dois primeiros anos de mandato, Presidente da Comissão Permanente de Política Urbana da Câmara. Nós debatemos todos os projetos de infraestrutura na área de drenagem, macrodrenagem, na construção das estações.

Debatemos a criação das nove novas estações de bombeamento que estão em fase de construção e a integração com as três estações de bombeamento já existentes. Participamos também do planejamento e discussão do futuro sistema de tratamento de esgoto, nas construções e limpeza das galerias.

Agora, com a parceria com o Governo do Estado, governador e o prefeito estão atuando em sintonia política. O Canal da Costa, que passa debaixo da Terceira Ponte, está sendo desobstruído.

As áreas que eram tapadas por concreto estão sendo desobstruídas e será feita a limpeza para que o canal tenha uma capacidade maior de absorção do volume de águas. E na Foz da Costa, teremos uma estação de bombeamento, com um sistema de comportas.

A maré da Baía de Vitória que influencia no nosso Canal da Costa, deixará de interferir, porque quando o nível da maré aumentar, as comportas serão acionadas e a água da chuva será lançada pelo bombeamento para Baía de Vitória.

Tratamento de esgoto e macrodrenagem são muito importantes. Ainda na parceria com o Governo do Estado, a empresa que a CESAN possui contrato, a Vila Velha Ambiental, assim que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) conceder a licença, vamos contar com o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto e o esgoto não será mais lançado in natura para Baía de Vitória.

Vila Velha possui 50 quilômetros de canais. Rios naturais e canais artificiais, que foram construídos para que a cidade pudesse ter diques e vasão no escoamento de esgoto e para que as águas da chuva cheguem ao mar.

A prefeitura está limpando esses canais. Precisamos também tratar o esgoto, e os convênios com a CESAN estão sendo implantados em diversos bairros e regiões da cidade. Para termos uma melhoria no saneamento básico também.

Em alguns pontos da cidade, a região está abaixo do nível do mar, por essa razão são necessárias as estações de bombeamento.

Em algumas bacias do nosso município é necessário haver bombeamento, para que o alagamento não comprometa às vias públicas, subindo a um nível que interfira na vida das pessoas, na segurança das residências, dos comércios e dos espaços públicos em geral, gerando prejuízos a toda cidade.

A Prefeitura de Vila Velha vai entregar as “tão sonhadas obras de macrodrenagem” ainda nessa gestão?

Já começou a entregar as obras. Já inaugurou quatro ou cinco estações de bombeamento e, até o final do ano, entregará mais quatro estações de bombeamento. A inauguração deve sair até o final do ano ou início de 2024, no máximo. As obras de galerias também. Algumas realizadas em parceria com o governo Renato Casagrande, algumas com recurso próprio do município.

O prefeito Arnaldo Borgo sabe que as “sonhadas obras de macrodrenagem” são prioridades da cidade e o prefeito conta com todo apoio da Câmara Municipal, administrando de forma competente para desenvolver, com a equipe de secretários e técnicos, projetos e levantamento de recursos públicos, para efetuar as obras que a cidade tanto anseia e necessita.

O trabalho do vereador é mal interpretado pela grande imprensa? O vereador é o “Patinho Feio” da política?

Tenho uma agenda sempre repleta de compromissos ligados à atividade representativa que exerço como vereador de Vila Velha. Uma cidade grande territorialmente, com muitos problemas, com uma população em constante crescimento.

Estamos, por exemplo, em diálogo com uma comunidade que há anos aguarda a chegada do poder público a sua margem.

Barramares era um bairro esquecido, necessitado da presença do poder público federal, estadual e municipal.

Em um evento histórico na vida da comunidade, o prefeito anunciou a assinatura de ordes de serviço para o início da construção de Unidade de Saúde, da praça para lazer e entretenimento social, além de um Campo de Futebol.

O investimento é de milhões de reais, um retorno de recursos originados dos impostos pagos pelos milhares de cidadãos de nossa cidade. Saímos de Barramares, na mesma Região 05 e nos dirigimos para os bairros Santa Paula I e II.

São bairros onde o prefeito já inaugurou a Praça Ademar Baldan. Inaugurou obras de pavimentação e drenagem de várias ruas e avenidas dos dois bairros. Além de autorizar novas ordens de serviço, para obras de infraestrutura.

Esse é o exemplo de uma manhã de sábado de trabalho. Foi um dia como muitos outros, que às vezes, a grande imprensa não tem a sensibilidade de reconhecer o trabalho do vereador ali, trabalhando, contatando a população, interagindo, fazendo seu papel de interlocutor e fiscalizador do cidadão comum.

É cansativo, mas é recompensador ver a cidade sendo valorizada. Ver as pessoas das comunidades sendo aproximadas da qualidade de vida, por meio da ação do poder público. Os vereadores e o prefeito estão indo até a base da sociedade para ver de perto, agir e fazer com que a justiça social aconteça.

Ressignificar é justamente rever conceitos antigos e improdutivos. Se o Poder Legislativo Municipal for a caixa de ressonância do que a população está pensando, ele precisa estar lá nos bairros, em contato com a sociedade, com os moradores de todos os bairros, independente da classe social.

Neste dia de trabalho, terminamos a noite em uma agenda no bairro Paul, acompanhando Arnaldinho que possui uma energia incrível para caminhar, falar com os moradores, ouvir a população, interagir com a cidade.

No total, visitamos a população em Barra Mares pela manhã, a tarde em Santa Paula I e II e a noite em Paul. No dia seguinte, fomos a um evento na Praia da Costa e encerramos o dia visitando uma comunidade no bairro Alecrim.

Eu sou um cidadão igual ao eleitor que vota em mim. Igual ao eleitor que ainda não vota em minha pessoa. Só que, como representante, tornei a minha representatividade um compromisso com a cidade, e com a consciência de uma responsabilidade a mais com todos moradores da cidade.

Eu, Joel Rangel, ao me candidatar e ser aprovado nas urnas me coloquei à disposição de toda população da cidade. Quando eu digo ressignificar, me refiro a dar sentido, ter um propósito para com toda população de Vila Velha.

É vir para o trabalho de vereador e dedicar meu tempo aos temas desafiadores, conhecendo, no corpo a corpo, a realidade de problemas das pessoas que residem e vivem em Vila Velha.

Um exemplo seríssimo de problema é o tema da macrodrenagem. Assim, propus e dediquei meus conhecimentos e minha experiência a buscar, junto do poder executivo, a proposta ideal, como presidente da Comissão Permanente de Políticas Urbanas da CMVV.

A solução beneficiará a tudo e todos, como exemplo, cito o turista. Não mora aqui, mas aqui pode ter uma imagem péssima, se em dias de fortes chuvas, estiver em nossa cidade e for afetado. Entende o grau da consciência de um homem na política?

Há mais projetos importantes em curso, no seu planejamento como presidente da Comissão Permanente de Políticas Urbanas?

Não só a macrodrenagem, o Plano Diretor de Águas, o Plano Diretor Municipal, a questão da poluição atmosférica, a questão do lixo da cidade, a questão ambiental. O que nós vamos fazer com a gestão do lixo da nossa cidade é muito importante de planejar e debater.

Existe uma chavezinha que precisamos mudar. O governo tem que deixar de ser analógico e anacrônico. Temos que oportunizar acesso mais fácil à participação das pessoas na organização da cidade, ampliando a cidadania.

As pessoas podem estar ocupadas trabalhando o dia inteiro, como eu meus assessores trabalhamos, porém, o cidadão, ao ver um buraco na rua, pode tirar foto e enviar para o setor responsável e solicitar a manutenção, a solução do problema. Provável que ele consiga uma resposta favorável ao seu exercício de cidadania.

Nós temos que ouvir até aquele que não “consegue” falar, aquela pessoa que não tem abertura política para falar. Temos que incentivar a “Cidade inteligente”. A dDemocracia Inteligente.

Conceitue “Cidade Inteligente” e “Democracia Inteligente”.

Temos a tecnologia a nosso favor, para interagir e ampliar a comunicação, para aproximar as autoridades do cotidiano da sociedade. Assim, podemos ampliar as representatividades e envolver ainda mais a população, como agente de transformação da própria sociedade.

Precisamos fazer as cidades brasileiras participarem mais das decisões e transformações. Nós vereadores somos os políticos mais próximos da sociedade. Na comunidade, na igreja, na padaria, nas praças públicas, nas festas comemorativas, aniversários, em eventos, participamos junto do prefeito da vida da nossa cidade.

É legal quando o político entende que naquele período do mandato, nos quatro anos, o ouvido dele, não é dele. O ouvido dele é da população. Então, o político tem de estar atento a tudo e transformar todos esses anseios da população em algo novo. Seria como diz, o poeta e músico Milton Nascimento: “O artista tem de ir onde o povo está”.

E aí, passa a ser justo remunerar a pessoa que faz esse trabalho quando ela realmente se dedica, quando ela se reinventa, quando ela faz com compromisso, com paixão. Quando ela diz que passou pela função de vereador e fez o melhor que pôde. Dei o meu melhor e escrevi meu nome na história.

O senhor se refere a que tipo de representações?

Não somente o próprio cidadão, nós temos instituições sérias. Nós temos o papel da Igreja no Brasil. Nós temos as entidades sociais, as associações de moradores, o Ministério Público, a imprensa. Os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) representam um todo. É todo mundo. Não existe um Brasil dentro de outro Brasil.

Até aqui, o senhor tem sido atendido pela gestão do prefeito Arnaldo Borgo?

Eu tenho sido ouvido. A gestão tem me dado oportunidade para apresentar ideias, para dizer aquilo que penso, aquilo que não concordo, aquilo que sugiro diferente. Porque pode vir uma apresentação do Executivo municipal e eu dizer que tenho outra visão do assunto.

E, eu digo, a minha vontade é sempre a de colaborar de alguma forma. Diretamente ou indiretamente, com uma crítica, com uma sugestão, com uma observação, mas sempre com um resultado final. Quero sempre colaborar de alguma forma.

Quando a administração abre espaço para ouvir, eu acho que ela erra menos. Eu aprendi desde cedo: “Quem ouve mais, erra menos. Quem observa mais, aprende mais. Aprende com os erros dos outros e evita errar”.

Ao representar o povo da cidade, meu eleitor ou não, tenho o microfone para falar, a liberdade de expressão é uma conquista da Constituição de 1988. Eu tenho o voto para dar ou não, caso não concorde com o que está em proposição. Eu tenho o poder de propor aos pares, aos demais vereadores uma alteração de Lei, aperfeiçoando a norma. É o espaço que, como representante, como vereador, constitucionalmente nos é constituído.

Quando a administração pública abre o espaço e diz, “vamos ouvir o que o representante do povo tem para dizer”, eu vou repassar o que aquela comunidade está reclamando.

Que aquela ladeira necessita de uma escadaria, que aquela situação precisa ser atendida pela administração. Quando a escadaria ficar pronta, não esqueçam de colocar a iluminação. Posteriormente da lixeira, da varrição, da coleta de lixo, da segurança pública. E assim vai…

Certa vez, eu ia subindo uma ladeira de um bairro e as pessoas subindo com dificuldade. Um entregador de gás quase caiu e a botija de gás caiu da mão dele e veio batendo nas pedras até chegar ao muro lá em baixo. Isso ficou vivo na minha memória.

Ali, necessitava de uma escadaria, porque dá segurança. Estou falando de uma escadaria que leva até o alto do morro e as pessoas cansadas, tendo de subir. É a luta do cotidiano do povo brasileiro.

Como você muda isso? Com a política, que pode ser uma sugestão, uma indicação, algum mecanismo ou instrumento legal das atribuições de um vereador. Indicar melhorias para ajudar a administração do executivo a exercer bem o seu papel.

Suas indicações têm sido acatadas pelo Prefeito?

O prefeito tem aberto muito as condições de atender as indicações. Por muitas vezes, apresentei ideias, sugestões. Como estou apresentando agora que a gestão administrativa abra nos editais de cultura de Vila Velha, um percentual do recurso da Secretaria para publicações de livros na área de pesquisas do conhecimento histórico da cidade.

Livros que registrem à nossa história, pesquisas sobre determinados assuntos que falem sobre a nossa história, para que fiquem registradas para próximas gerações. Isso é uma indicação, uma dica. Precisamos ter elementos. Informação e seriedade.

Funciona assim: “Ei, prefeito, lá na cultura municipal, a administração precisa observar as instituições que cuidam dos registros históricos, para que os pesquisadores  possam produzir livros e documentários. A cultura da nossa cidade é muito rica”.

Somos a “Primeira Vila” do Estado, da Capitania Hereditária do Espirito Santo.

Poderiam ser feitos documentários sobre o Sítio Histórico da Prainha, sobre a Estação Leopoldina, o Polo da Glória, as Praias do Farol de Santa Luzia, Igreja do Rosário, Barra do Jucu, Congo, a Zona Rural.

Eu hoje amanheci na Zona rural, comecei o dia no Córrego Sete. Acompanhando a abertura do Programa de Vacinação Bivalente. Junto com a população, lá na Zona Rural, que não tem ruas pavimentadas, iluminação em falta. Uma região bem próspera, mas que está necessitando de melhorias.

A Rodovia ES-388, uma grande obra do governo Renato Casagrande, em parceria com o município é uma obra que vai fazer a Zona Rural crescer. Uma rodovia que foi um desafio que a boa política entre governantes do Estado e município proporcionará a todos, não só a Vila Velha.

Discorra sobre a Zona Rural de Vila Velha.

É uma região territorial que representa quase metade do território da cidade. Uma região produtiva. Temos lá pessoas, agricultores, gente humilde e séria que, produz limão e mel para todo o Brasil. Temos um potencial turístico em crescimento constante.

Temos perspectivas inúmeras com a Rodovia ES-388, que vai ampliar esse potencial.

O Centro de Distribuição será implantado na região. Existe uma estratégia na logística municipal, no qual levaremos tudo que é comercializado ou transportado direto para dentro dos navios. A Região Reto Portuária será uma oferta que ninguém tem no Estado.

A Câmara Municipal autorizou o município a adquirir os produtos hortifrutigranjeiros, direto para a merenda escolar. A Zona Rural representa, na visão do agronegócio, investimentos em pousadas, que já absorvem demandas turísticas com excelente qualidade e infraestrutura, capaz de receber grandes grupos de turistas. Visitei uma pousada, que recebeu no período de carnaval, 242 pessoas. Um ambiente de paz, preparado para atender com altíssima qualidade.

O Retiro do Congo será a primeira região rural que será pavimentada, com 4,5 quilômetros de via.

A Região 05 está mais valorizada com os investimentos da Prefeitura?

Vila velha possui cinco Regiões Administrativas. A Região 05 é maior que muitos municípios capixabas. A região possui 100 mil habitantes. É uma cidade dentro da outra.

Vila Velha cresce sentido sul. Temos lindas praias, um recorte litoral que conta com lugares belíssimos como a Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Praia de Interlagos I e II. Ponta da Fruta e um pedacinho de Guarapari em nova Ponta da Fruta, a famosa Praia do Ulé.

Temos belas lagoas. Temos a região do Xuri. Somos vizinhos de Guarapari. Temos muitas áreas verdes preservadas na região, onde se inicia a Área de Proteção Ambiental de Setiba, protegida por Lei Estadual.

Temos bairros planejados e não planejados. Temos a fertilidade da pesca a ser explorada, pois ainda não possuímos uma Zona Pesqueira na Região 05.

A gestão fez investimentos na área de saúde, como o Novo Pronto Atendimento de Rivera da Barra. Ruas estão sendo pavimentadas. Escolas estão sendo construídas. O asfalto está sendo finalizado nas principais avenidas de Balneário de Ponta da Fruta e da Praia dos Recifes.

Houve momentos em que a pavimentação de ruas não era prioridade. A construção e reforma de escolas e unidades de saúde foram consolidadas e a melhoria da rede de atendimento municipal foi ampliada para atender a demanda do crescimento.

O agente comunitário, o agente de saúde. Remédios são fornecidos nas farmácias das Unidades de Saúde. A merenda escolar é acompanhada por nutricionistas. O transporte escolar, assim como o material e os uniformes são gratuitos. Estamos falando de 100 mil habitantes, em uma região de constante crescimento e valorização imobiliária.

A universalização do tratamento de esgoto é o novo desafio. O governo do Estado e prefeitura estão articulados, trabalhando juntos. E isso será um passo a mais na ampliação da qualidade de vida na região e em toda Vila Velha. Em toda cidade e na Região 05, a coleta de lixo é realizada de forma regular.

Estamos avançando a cada dia em todas as regiões do município. A cidade está sendo trabalhada em conjunto pelo Executivo e pelo Legislativo. Vereadores, prefeito e secretariado estão contando com assessorias capacitadas.

 

Mário Berardinelli | Editor