Mais de 3 mil atendimentos foram realizados pelo Procon nos quatro primeiros meses do ano

O Procon de Vila Velha segue ampliando suas ações de defesa do consumidor e de conscientização da população sobre seus direitos. Entre os meses de janeiro e abril de 2025, o órgão municipal realizou 3.064 atendimentos à população canela-verde, com especial destaque para iniciativas que integraram orientação, fiscalização e educação para o consumo responsável.
Em janeiro, o órgão divulgou informações com dicas sobre compras de material escolar, com foco em auxiliar os pais e responsáveis na hora de economizar e evitar abusos.
No mês seguinte (fevereiro), o destaque foi a ação visando à redução da inadimplência em compras a crédito, buscando incentivar a responsabilidade financeira da população.
Já em março, o Procon Vila Velha se concentrou na programação do projeto “Mês do Consumidor”, realizando uma série de ações, tais como: atendimentos itinerantes nos terminais de Vila Velha e Itaparica; mutirão de renegociação de dívidas em parceria com a Dacasa Financeira; e publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2024.
Ainda no mês de março, o órgão proferiu palestras educativas na Fundação Carmen Lúcia e na Escola João Calmon, onde reuniu aproximadamente 700 alunos, e a participação do órgão na 35ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em Vitória.
Em abril, o Procon marcou presença no Projeto Superação (05/04), promoveu uma reunião estratégica com gestores da EDP (07/04) para agilizar atendimentos de urgência da concessionária, e realizou uma ampla pesquisa de preços de ovos de Páscoa no comércio local (08 a 10/04), com divulgação dos resultados.
No mês de maio, a ação de destaque foi a palestra “Educação para o Consumo”, realizada na Escola Parque de Jardim Colorado, alcançando 350 adolescentes da rede municipal.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, o trabalho do Procon tem impacto direto na qualidade de vida do cidadão.
“O trabalho que o Procon vem realizando é estratégico para o município. Além de proteger o consumidor, suas ações educativas promovem cidadania, prevenindo conflitos e fortalecendo a economia local com mais equilíbrio nas relações de consumo”, destacou.
O superintendente do Procon, Moisés Penha, reforça o compromisso do órgão com a orientação e a prevenção. De acordo com ele, as ações seguem sempre em busca da transparência, do diálogo e do fortalecimento da cidadania por meio do consumo consciente.
“O Procon de Vila Velha tem um papel fundamental na defesa dos direitos do consumidor e também na formação de uma nova geração mais consciente. Quando levamos conhecimento para as escolas e para as ruas, estamos construindo uma cidade mais justa, onde o respeito ao consumidor é prioridade”, afirmou.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

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