Ação de combate aos mosquitos elimina mais de 83 mil criadouros em Vila Velha

Ação de combate aos mosquitos elimina mais de 83 mil criadouros em Vila Velha

Visando diminuir o índice de infestação e notificação de casos de arboviroses, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Vigilância Ambiental, está promovendo diversas ações diárias no combate aos mosquitos. Nesse primeiro semestre de 2021, foram vistoriados imóveis como residências, terrenos baldios e construções inacabadas, eliminando 83.179 criadouros do mosquito. O criadouro mais encontrado pelas equipes de visita foi do tipo C, que são depósitos fixos como calhas, lajes, ralos e sanitários em desuso.

As equipes também realizaram 340 atividades de bloqueio de casos notificados de arboviroses (controle químico com inseticidas) e 621 vistorias nos 133 Pontos Estratégicos (PE) cadastrados, que são considerados locais onde há grande concentração de depósitos que podem se transformar em ponto preferencial para a proliferação do Aedes aegypti, como ferros-velhos, borracharias, cemitérios, caixas d´água, entre outros.

A campanha também contou com mobilizações em locais com grande fluxo de pessoas, como a orla, shoppings, supermercados, feiras e terminais rodoviários. Nesses locais, os agentes de Combate às Endemias fazem a exposição do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e prevenção de dengue, chikungunya e zika vírus, orientando os munícipes sobre os cuidados que devem ser tomados, objetivando a conscientização da população.

Cuidados que devem sempre ser seguidos
Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos de mosquitos estão nas residências. Por isso, é importante estar atento para não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, pois são ambientes propícios para o transmissor.

Reprodução PMVV