Prefeitura de Vila Velha realizou evento para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
No último sábado (2), foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para lembrar esta data tão importante, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou um evento na sexta-feira (1°), no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência – CCPCD, na Glória.
Na programação do encontro de reflexão, foram realizadas, palestras, depoimentos de familiares e de autistas, além da apresentação do Coral Legal formado por pessoas com deficiência.
Para Nair Maria Jordão Isaacs, mãe de João Vitor Jordão Vital, participante do CCPCD, o amor tudo suporta.
“A Importância do diagnóstico no início, ajuda melhorar a qualidade de vida. O conhecimento é libertador, quando os pais tem conhecimento sobre a deficiência, as medicações e seus direitos, conseguimos criar a dependência que tanto buscamos para os filhos”, disse a mãe que completou falando que, quando aceitamos a diferença dos nossos filhos como ser único, conseguimos prepará-los para maior autonomia, independência e liberdade, finalizou.
A data lembra e conscientiza a sociedade acerca da luta pelos direitos daqueles que possuem diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A doença atinge aproximadamente 2 milhões de brasileiros e requer cuidados indispensáveis, principalmente quando se apresenta com outras comorbidades como a deficiência intelectual e a epilepsia.
Vila Velha será o pioneiro no Estado, na emissão da carteira do autista online. A Secretaria de Assistência Social junto com a de Tecnologia e Inovação, estão finalizando o processo e realizando os últimos ajustes para o documento. O lançamento será em breve.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.