Vila Velha realiza 2º Encontro do Núcleo pelo Pacto da Aprendizagem

Vila Velha realiza 2º Encontro do Núcleo pelo Pacto da Aprendizagem

Na manhã desta quarta-feira (31), Vila Velha sediou o 2º Encontro do Núcleo pelo Pacto da Aprendizagem (Nupaes), que aconteceu no auditório do Polo UAB. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação,  em parceria com a Superintendência Regional de Educação de Vila Velha, o evento contou com a participação de mais de 40 profissionais, entre técnicos da área e secretários de Educação de municípios que compõem a SRE VV: Alfredo Chaves, Anchieta, Guarapari, Piúma e Vila Velha.

A abertura do encontro contou com uma acolhida dos estudantes da UMEF Naydes Brandão, que fizeram uma apresentação, com interpretação em Libras, do Hino de Vila Velha. Sob o tema “Sensibilização e nivelamento teórico-prático dos cadernos do Paes”, o evento teve como objetivo apresentar o novo material do Pacto da Aprendizagem deste ano de 2023 e compartilhar soluções e boas práticas alfabetizadoras.

A UMEF José Siqueira Santa Clara, representada pela equipe pedagógica, apresentou seus relatos de práticas inspiradoras a partir das ações alfabetizadoras do Paes em sua escola. Para a secretária municipal de Educação, Adriana Chagas Meireles, foi uma oportunidade debater e dividir experiências exitosas em sala de aula.

“O mais rico deste encontro é que pudemos abordar aspectos práticos para dinamizar o planejamento das aulas, tornando-as mais lúdicas e atrativas, contribuindo no processo ensino-aprendizagem. O resultado final esperado é fomentar cada vez mais uma educação pública de excelência”, defendeu.

Um dos destaques foi o Alfabetiza Vila Velha, que vem sendo desenvolvido no município com o intuito de promover habilidades básicas de ensino e aprendizagem, contribuindo para a melhoria dos indicadores educacionais, como o rendimento escolar e a permanência dos estudantes do Ensino Fundamental. A iniciativa inclui uma série de estratégias como a formação continuada, assessoramento pedagógico, avaliação sistemática e plano de ação escolar para superar desafios das unidades escolares.

De acordo com a assessora do Regime de Colaboração da SRE VV, Verônica Juste, o evento fomenta a parceria entre Estado e municípios visando à melhoria da educação dos estudantes capixabas. “Momentos como este são fundamentais para fortalecer a colaboração mútua e alinhar estratégias, afinal todos possuem objetivos comuns, que são a melhoria do desempenho e a qualidade do ensino”, frisou.