Vila Velha mobilizou diversos serviços e infraestrutura para Festa da Penha

Vila Velha mobilizou diversos serviços e infraestrutura para Festa da Penha

De 9 a 17 de abril, em Vila Velha, foi realizada a 453º Festa da Penha, que reuniu milhares de pessoas em uma vasta programação de nove dias, incluindo diversas romarias, missas e outras atividades. A prefeitura mobilizou centenas de servidores, equipamentos e serviços para oferecer toda a infraestrutura para acolher moradores e turistas que visitaram a cidade nesse período de festejos religiosos.

Saúde

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde prestou atendimento aos romeiros na Festa de Nossa Senhora da Penha. Entre os dias 15 e 17, a equipe registrou 55 atendimentos na estrutura montada na Prainha. A Secretaria promoveu ainda vacinação por livre demanda contra gripe e Covid, e imunizou 3085 pessoas, sendo 1955 contra Influenza (gripe) e 1130 contra Covid. Contou ainda com o apoio de 10 ambulâncias, que ficaram posicionadas em locais estratégicos e realizam oito remoções nos três.

Guarda Municipal

Durante a Festa da Penha o efetivo da Guarda Municipal de Vila Velha foi reforçado para melhor atender a população. 280 agentes realizaram quatro escalas especiais de seis horas durante todos os dias da festa. A cada dia do festejo, 36 viaturas e nove motos estavam empenhadas para o evento.

Trânsito

Ao todo, foram ativados 22 pontos de interdição ao longo do trajeto da Romaria dos Homens. Desde a cabeceira da Segunda Ponte, na Avenida Carlos Lindenberg, até o acesso à Prainha. Cada intersecção foi monitorada por agentes de segurança, seja guardas municipais ou policiais militares.

Por volta das 18h, começou o processo de fechamento dos acessos entre a Segunda Ponte e o Viaduto Alfredo Copolillo, até o acesso à Prainha. Além dos agentes, foram utilizados cones, placas de sinalização e grades para garantir a interrupção do trânsito e, consequentemente, a segurança dos romeiros.

A Romaria das Mulheres foi realizada no domingo (16) e as fiéis passaram pela rua Cabo Aylson Simões; Av. Jerônimo Monteiro; Av. Champagnat; rua Antônio Ataíd até o Parque da Prainha. Durante o trajeto, as ruas citadas foram interditadas e liberadas gradativamente.

E no domingo foi a vez da Romaria dos Ciclistas. Os romeiros saíram, às 8h, da Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia. Eles passaram por cinco vias, inclusive pela avenida Carlos Lindenberg, até chegarem à Prainha. Durante o trajeto, a GMVV realizou a interdição das vias em conjunto com a Polícia Militar.

O efetivo da GMVV atuou na dispersão dos romeiros até que todos os romeiros e profissionais conseguissem deixar o local.

Transporte 

Durantes todos os dias, tanto a Sanremo quanto o Transcol tiveram linhas extras para atender os romeiros na volta para casa.

Aqueles que foram de ônibus de turismo, desembarcaram na Praça Duque de Caxias e os veículos ficaram estacionados em um shopping da região. Segundo registrado 95 ônibus no sábado, 40 no domingo e 10 na segunda.

Um ponto de táxi extra foi criado para atender na dispersão. Localizado na avenida Luciano das Neves (em frente ao Colégio São José), permitiu o embarque e desembarque no primeiro ponto fora da área de bloqueio do evento

Salvamar

As equipes de guardas-vidas e o Corpo de bombeiros deram apoio à Remaria, que aconteceu no domingo. Os remeiros saíram da Praia do Ribeiro em direção à Prainha. As equipes contaram com jetski e bote.

Obras

A secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes recapeou mais de 30 mil m² de novo asfalto no caminho dos romeiros e instalou 35 refletores também na avenida Carlos Lindenberg para melhor sinalizar trecho em obras do combate ao alagamento. O Parque da Prainha recebeu reforço na iluminação com luminárias de maior potência, além de substituição de bancos de praça depredados e a melhoria do pavimento na área destinada aos shows e às missas.

Turismo

Para dar o suporte necessário ao grande número de visitantes em Vila Velha, a Secretaria de Cultura e Turismo montou um Centro de Acolhimento aos Romeiros, no prédio do Titanic, localizado na Praça Duque de Caxias, que funcionou do dia 15 ao dia 17, das 6 às 16h. O local atendeu aproximadamente 20 mil romeiros nos principais dias do evento.

O local foi uma verdadeira base de espera, onde os romeiros de todo o Estado e país contaram com bebedouros e banheiros, espaço de espera, informações turísticas para saber onde visitar, comer e se hospedar. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa com turistas e visitantes com o objetivo potencializar a divulgação da cidade e desenvolver melhorias na infraestrutura de acolhimento. Em breve, os dados coletados serão divulgados no site da PMVV.

Assistência Social

Durante os dias da Festa da Penha, as equipes da Assistência Social atuaram em várias frentes de trabalho. A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), orientou o público distribuindo revistas e panfletos informativos sobre o trabalho infantil.

Já o Serviço Especializado de Abordagem Social atuou junto as Pessoas em Situação de Rua (PSR), oferecendo os serviços sociais da prefeitura como abrigos, centro pop dentre outros.

E o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) atuou junto com a equipe PETI alertando os devotos e romeiros que o trabalho infantil é crime. Um stand da Assistência Social foi montando no Parque da Prainha para atendimento do público em geral.

Além disso, um micro-ônibus também foi disponibilizado para o transporte das pessoas com mobilidade reduzida durante as romarias da festa, no trajeto praça Duque de Caxias/Centro/Parque da Prainha.

Serviços Urbanos

Durante a festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espirito Santo, a Prefeitura de Vila Velha recolheu 187,5 toneladas de resíduos, desde o trajeto das romarias até o Parque da Prainha. A força tarefa de limpeza foi realizada de 9 a 17 de abril e contou com efetivo de 400 garis.

O lixo seco também foi recolhido e será encaminhado para a Associação Vilavelhense de Coletores de Materiais Recicláveis (Revive). Durante o trajeto das romarias foram distribuídos bags e contentores de coleta seletiva, além do peixe-lixeira, que receberam o material reciclável, que será destinado à associação Revive.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento as equipes bateram recorde nos serviços de limpeza: “Realizamos nesta edição de Festa da Penha a maior força tarefa de limpeza já realizada no município. Meia hora depois das romarias e finalizado as atividades a cidade já era possível notar a as vias e calçadas limpas e organizadas. Quem passou pela Lindemberg após as Romarias percebeu a velocidade e a qualidade do serviço prestado”, finalizou.

Fonte : PMVV