Vila Velha impulsiona a piscicultura com dois anos de apoio técnico gratuito

A piscicultura vai ganhar fôlego no município Canela-Verde, após uma reunião que reuniu mais de 30 produtores rurais na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Xuri, nesta terça-feira (14). No local aconteceu uma palestra ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com promoção da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha (Semap).
O Senar vai fornecer orientações técnicas de forma gratuita aos piscicultores de Vila Velha por um período de dois anos. O objetivo é alavancar a atividade para quem está começando do zero, bem como potencializar a produção de quem já está atuando.
O encontro contou com a presença de produtores que já iniciaram a criação de peixes em tanque e também daqueles que querem iniciar sua produção. As informações foram transmitidas pelo engenheiro agrônomo e consultor em assistência técnica e gerenciamento rural do Senar, Deibdi Pedro Simmer.
“Os produtores de Vila Velha vão receber orientações mensalmente, por um período de dois anos. Ressaltamos que a consultoria do Senar é desvinculada de qualquer tipo de marca ou produto. Nós entregamos conhecimento ao produtor, tanto na parte técnica como gerencial, pois entendemos que os proprietários rurais precisam ter retorno financeiro de seu investimento”, ressaltou Simmer.
Para Edvaldo Nicoli, que já atua na piscicultura há dois anos, o apoio do Senar chegou na hora certa. “Desde que comecei nunca tive apoio nenhum. Essa iniciativa da Prefeitura de Vila Velha em trazer o apoio do Senar nos traz esperança de que essas orientações técnicas vão nos ajudar a aumentar a produção”, espera Edvaldo, que produz peixes e alevinos em oito tanques, no Xuri.
Já a produtora rural Rita Valverde, da comunidade rural de Itaúnas de Vila Velha, ficou animada em começar a produção no ramo da piscicultura. “A gente tem a vontade de iniciar a criação de peixes em tanques, mas não sabíamos como fazer. Essa palestra nos ajudou a entender qual é o caminho que vamos trilhar para começar a produzir”, explicou.
O subsecretário de Agricultura e Pesca de Vila Velha, Fábio Barcellos, frisou que todos os produtores rurais do município que cumprirem os requisitos burocráticos terão assistência técnica do Senar.
“Nosso papel na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca é contribuir para o desenvolvimento dos produtores rurais. Nesse sentido, participamos de reuniões na Superintendência do Ministério da Pesca aqui no Estado e estamos trazendo esse apoio do Senar para orientar nossos piscicultores”, finalizou Barcellos.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.
