Vila Velha fortalece parceria com o Sebrae para contribuição o empreendedorismo
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, participou, nesta quinta-feira (05), do Congresso Novos Gestores 2025-2028, no Centro de Convenções de Vitória. Durante o evento – cujo tema foi “O municipalismo na construção do Espírito Santo mais forte” –, o Sebrae lançou o novo programa “Cidade Empreendedora”, um mecanismo estratégico de promoção da sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico dos municípios, que estimula o empreendedorismo criando ações, projetos e políticas públicas de fomento aos pequenos negócios.
Após o lançamento, Arnaldinho, que estava acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, assinou novamente o termo de adesão ao Cidade Empreendedora, a exemplo do que fez em 2021, quando Vila Velha iniciou sua participação no programa, tendo sido o primeiro município do Estado a aderir à iniciativa.
Ao longo de três anos, o município mais do que dobrou sua pontuação no Cidade Empreendedora, obtendo um desempenho surpreendente que culminou, em 2024, na conquista do “Selo Diamante”: prêmio máximo concedido pelo Sebrae, em reconhecimento às ações e medidas adotadas pela gestão canela-verde, para fomentar o desenvolvimento social e econômico do município.
A metodologia do programa Cidade Empreendedora não só ajudou Vila Velha a direcionar, acelerar e sustentar seu processo de desenvolvimento, como também a se destacar nos quesitos de Infraestrutura; Desburocratização; Gestão Pública Empreendedora; Compras Governamentais; Poder Público como Indutor da Inovação; Inclusão Produtiva; Liderança e Território; Educação Empreendedora; Crédito e Cooperativismo; Sala do Empreendedor e Turismo.
“O programa ajudou a potencializar os esforços da nossa gestão para melhorar o ambiente de negócios da cidade e apontou lacunas de ações que implementamos e aperfeiçoamos, a partir de um conjunto de soluções específicas com foco no atendimento das necessidades de desenvolvimento de Vila Velha. Temos uma vocação natural para o empreendedorismo e valorizamos esta vocação adotando uma série de medidas para reduzir a burocracia, simplificar os procedimentos administrativos e agilizar o processo de abertura de novas empresas na cidade. Assim, transformamos Vila Velha de ‘cidade dormitório’ em cidade empreendedora”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.
Tempo de abertura de empresa
Como resultado da diligente atuação da Prefeitura de Vila Velha, o tempo médio total para a abertura de empresas no município, desde a consulta de viabilidade até a obtenção do CNPJ para o início das operações, é inferior a nove horas. Esta celeridade – de acordo com o ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) – posiciona Vila Velha como o terceiro município do Brasil com menor tempo para a abertura de novas empresas.
“Para chegarmos a este patamar, também modernizamos a legislação municipal e digitalizamos serviços, tornando mais fácil empreender em nossa cidade. Por isso, Vila Velha conquistou o título de melhor município capixaba para se empreender e é o 29º do Brasil’, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cidade ocupa, ainda, o 6º lugar em Capital Humano; o 11º em Cultura Empreendedora; e o 6º no quesito Instituições, conforme apontou o Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros”, informou Arnaldinho.
Os números indicam que o empreendedorismo canela-verde passa por um contínuo processo de expansão. Hoje, Vila Velha tem 76 mil empresas em pleno funcionamento, mais de 114 mil trabalhadores empregados e 60 mil microempreendedores individuais (MEIs) formalizados. E no ano passado, a cidade concentrou 17% de todas as novas empresas abertas no Estado do Espírito Santo.
O secretário Everaldo Colodetti reforçou que esses avanços resultaram da interação do poder público, de forma sistêmica, junto aos setores produtivos do município, que atuou como agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil, ao alinhar processos e serviços com sua agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão e a cooperação do mercado, para estimular a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento de Vila Velha.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui