Vila Velha está entre as quatro cidades do Brasil com maior valorização imobiliária

Vila Velha está entre as quatro cidades do Brasil com maior valorização imobiliária

Vila Velha está entre as quatro cidades do Brasil com maior valorização imobiliária. A cidade canela-verde aparece na frente da capital do Espírito Santo e atrás apenas de três cidades de Santa Catarina: Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú. Os dados são de 2021, do índice FipeZap, que aponta o preço médio do metro quadrado dos imóveis residenciais de todo o país. Os dados apontam que Vila Velha teve 20,24% de crescimento em relação ao ano de 2020, no qual apresentou apenas 8,3%.

O metro quadrado dos imóveis residenciais no município em 2017 era de R$ 4.284,02. Com a valorização, esse mesmo metro quadrado passou a custar R$ 6.020,12 no ano passado.
Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o crescimento é reflexo da desburocratização promovida desde o início de 2021 por uma equipe técnica qualificada, de tecnologias implantadas para agilizar a movimentação processual, emissão de alvarás e pareceres.

“Vivemos um novo momento e os números comprovam isso. Nosso crescimento imobiliário é um dos reflexos dos investimentos que fizemos em tecnologia, em facilidades para investir na cidade. É também suor e dedicação da nossa equipe técnica, que desenvolveu novo rito processual, acolhimento dos munícipes e investidores, da desburocratização para atrair negócios, empreendimentos e emprego. Já temos a melhor cidade para se viver e estamos promovendo melhorias e gestão de excelência para termos a melhor cidade para investir e visitar”, comentou o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, essa valorização imobiliária é fruto do trabalho da atual gestão: “No primeiro ano de gestão do prefeito Arnaldinho foram empreendidos vários projetos visando uma Vila Velha mais empreendedora e com o melhor ambiente de negócios do Estado”, afirma.

Conforme divulgado pela revista eletrônica Money Times, embora a alta no preço dos imóveis em nível nacional tenha ficado abaixo da inflação no ano passado, 14 cidades, entre as 50 analisadas, superaram os 10,06% medidos pelo IPCA. Veja a relação completa:

1. Itajaí (SC): +23,77%
2. Itapema (SC): +23,57%
3. Balneário Camboriú (SC): +21,21%
4. Vila Velha (ES): +20,24%
5. Vitória (ES): +19,86%
6. Maceió (AL): +18,50%
7. São José (SC): +18,16%
8. Florianópolis (SC): +15,74%
9. Curitiba (PR) +15,41%
10. Goiânia (GO) 13,70%

O que é o Índice FipeZap ?

O Índice FipeZap é resultado de uma parceria formada em 2010 entre a Fipe e o portal ZAP. Esse é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro.

 

 

Reprodução: PMVV