Vila Velha entrega nova sede da Apae e reforça compromisso com a inclusão

Vila Velha entrega nova sede da Apae e reforça compromisso com a inclusão

Com cada detalhe planejado para acolher, respeitar e promover a inclusão, a nova sede da Apae de Vila Velha foi entregue à comunidade neste sábado (2), no bairro Araçás. O Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo nasce como um espaço de cuidado, escuta e desenvolvimento – pensado para dar suporte a centenas de famílias atípicas da cidade.

A inauguração foi marcada por emoção e simbolismo. Crianças, jovens e adultos atendidos pela instituição participaram da solenidade ao lado de suas famílias, profissionais e autoridades. O evento foi conduzido pelo prefeito Arnaldinho Borgo e pelo governador Renato Casagrande, que caminharam pelas novas instalações e celebraram junto à comunidade a realização desse sonho coletivo.

“A nova sede da Apae simboliza o compromisso inegociável da nossa gestão com as pessoas com deficiência. É uma entrega que transforma vidas, especialmente das famílias atípicas, e reafirma que Vila Velha é uma cidade que enxerga, acolhe e caminha ao lado de cada cidadão. Este espaço será referência para o Espírito Santo e para o Brasil. Sabemos que ainda há muito a avançar na construção da justiça social — e seguiremos trabalhando com seriedade e sensibilidade para garantir dignidade e inclusão para todos”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.

O prefeito também ressaltou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado, que viabilizou a obra por meio de um investimento conjunto. O valor total da nova estrutura ultrapassa os R$ 24 milhões, custeados meio a meio pelas duas esferas de governo. “Ter um governador sensível a essa causa faz toda a diferença”, completou.

O governador Renato Casagrande também reforçou que a parceria entre estado e município traz muitas realizações para a sociedade.

“A nova Apae de Vila Velha ficou linda em uma parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura de Vila Velha. Investimento importante que dá a Apae uma sede própria e condições mais adequadas para atender ainda mais famílias. Hoje a Apae atende por volta de 300 famílias e vai passar a atender mais de 1400 famílias. Estar no governo é entender as necessidades das pessoas e realizar investimentos que impactam diretamente a vida do cidadão é o que nos motiva a acordar cedo e trabalhar todos os dias”, afirmou Casagrande.

A presidente da Apae de Vila Velha, Sonia Maria Lessa Schneider, ficou muito emocionada com a inauguração da nova sede da instituição.

“Olha, é uma emoção tão grande que vocês não conseguem imaginar. Essa noite eu não consegui dormir. Eu me sinto hoje com a alma lavada. Através do nosso prefeito Arnaldinho Borgo, do nosso governador Casagrande, esse espaço lindo, maravilhoso, abençoado por Deus, chegou para nós, depois de 22 anos de espera.”

Diretor Social na Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo, Vanderson Pedruzzi Gaburo disse que este sábado foi um dia de sonho para as pessoas com deficiência, não só de Vila Velha, mas do Espírito Santo e do Brasil.

“Nós ajudamos a construir o sonho das pessoas. O sonho que muitas vezes é destruído pelo preconceito. O que eu quero dizer para todas as pessoas com deficiência é que elas podem sonhar, porque o dia de hoje é um sonho. Então é dia de celebrar. Vila Velha nos orgulha muito porque teremos aqui uma sede de tamanho e da qualidade que as pessoas com deficiência merecem.”


Estrutura

A nova Apae foi instalado em um terreno de 12 mil m², com quase 5 mil m² de área construída. Conta com 17 consultórios, 12 salas de educação especializada, quatro salas para atendimento em grupo de adultos, um apartamento de atividades de vida diária, cozinha experimental, sala de informática, sala de dança, área para atendimento e curso para mães, quadra poliesportiva, piscina terapêutica aquecida e coberta.

O novo espaço também conta com centro educacional, cozinha, centro de convivência, áreas verdes, 380m de parquinho, praça com bancos e brinquedos, centro de atendimento psicossocial, auditório com 150 lugares, além de área externa para estacionamento. Cada detalhe do projeto foi pensado para promover inclusão e acessibilidade, valorizando a individualidade de quem será atendido.

O projeto foi desenvolvido em diálogo com a Apae de Vila Velha e com a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), que acompanharam todas as etapas da concepção à execução, assegurando que o resultado final atendesse às necessidades reais da comunidade.

Serão oferecidos os seguintes serviços: fonoaudiologia, pediatra, psicologia, clinico geral, terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, neurologia, núcleo jurídico, nutricionista, serviço de convivência e fortalecimento de vinculo e atendimento educacional especializado (AEE) na Educação. Serviços fundamentais para promover o desenvolvimento, a autonomia e o protagonismo de crianças, jovens e adultos com deficiência. O investimento foi de mais de R$ 24 milhões, recursos do município e do estado.

 

Fonte : Prefeitura de Vila Velha