Vila Velha dá início ao plantio de 50 mil mudas como parte do projeto de descarbonização

A manhã desse domingo (8/6) marcou mais um avanço efetivo da Prefeitura de Vila Velha rumo à sustentabilidade. Em uma ação realizada no Parque Natural Municipal de Jacarenema, o prefeito Arnaldinho Borgo, autoridades, ambientalistas, escoteiros, vereadores, alunos da rede municipal e moradores participaram do início simbólico do plantio de 50 mil mudas de espécies nativas, como aroeira e pitangueira, nas unidades de conservação do município.
O evento integra o Programa Vila Velha Descarbonizada, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que visa a neutralizar as emissões de carbono por meio de estratégias como reflorestamento, planejamento urbano verde, incentivo à mobilidade sustentável e energias limpas.
“Estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da nossa população. Com o lançamento do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) no Parque Natural Municipal de Jacarenema, iniciamos o plantio de 50 árvores nativas, como aroeira e pitangueira. E isso é apenas o começo. Vamos plantar 50 mil árvores nativas nas unidades de conservação de Jacarenema, Parque da Manteigueira e Morro do Penedo. Estamos agindo com responsabilidade pelo futuro do nosso planeta”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.
O Prad prevê a recuperação de 230 mil m² de áreas degradadas nos três parques naturais da cidade: Jacarenema, Manteigueira e Morro do Penedo. O plano é uma das principais ações estruturantes dentro do programa Vila Velha Descarbonizada.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, reforçou a importância estratégica da ação:
“Essa é uma ação estruturada, com base técnica e visão de futuro. Estamos transformando nossas unidades de conservação em verdadeiros polos de regeneração ambiental. O plantio de 50 mil mudas fortalece os ecossistemas, melhora a biodiversidade e posiciona Vila Velha entre as cidades brasileiras que mais avançam em políticas públicas ambientais sérias e eficazes”, afirmou Ricardo.
Vila Velha Descarbonizada
O Programa Vila Velha Descarbonizada é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura com foco na neutralização de carbono e promoção da sustentabilidade urbana. Suas ações incluem:
* Plantio de 50 mil mudas em áreas degradadas dos parques naturais de Jacarenema, Manteigueira e Morro do Penedo;
* Recuperação de ecossistemas de restinga e mata atlântica;
* Instalação de painéis solares em prédios públicos;
* Implantação de ciclovias, patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas para incentivo à mobilidade limpa.
Arborização urbana
Outra frente importante do programa é o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que é voltado exclusivamente para a arborização das áreas urbanas da cidade. No fim do ano passado, a Prefeitura deu início aos trabalhos de campo que subsidiarão o plano, começando pela Região 1. A execução está sob responsabilidade da empresa Geotrópicos Ambiental e Engenharia Ltda.
O PDAU está em execução e envolve cinco etapas: diagnóstico da arborização existente, planejamento de novas áreas verdes urbanas, quantificação da biomassa de carbono, estruturação técnica e implantação do plano. A metodologia utilizada segue o Urban Forest Management Project Protocol, padrão internacional reconhecido.
Além de orientar o plantio urbano de forma técnica e sustentável, o PDAU permitirá à cidade calcular o estoque de carbono das áreas verdes urbanas, subsidiando futuras ações de compensação ambiental e projetos de créditos de carbono.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.