Vila Velha dá início ao plantio de 50 mil mudas como parte do projeto de descarbonização

Vila Velha dá início ao plantio de 50 mil mudas como parte do projeto de descarbonização

A manhã desse domingo (8/6) marcou mais um avanço efetivo da Prefeitura de Vila Velha rumo à sustentabilidade. Em uma ação realizada no Parque Natural Municipal de Jacarenema, o prefeito Arnaldinho Borgo, autoridades, ambientalistas, escoteiros, vereadores, alunos da rede municipal e moradores participaram do início simbólico do plantio de 50 mil mudas de espécies nativas, como aroeira e pitangueira, nas unidades de conservação do município.

O evento integra o Programa Vila Velha Descarbonizada, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que visa a neutralizar as emissões de carbono por meio de estratégias como reflorestamento, planejamento urbano verde, incentivo à mobilidade sustentável e energias limpas.

“Estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da nossa população. Com o lançamento do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) no Parque Natural Municipal de Jacarenema, iniciamos o plantio de 50 árvores nativas, como aroeira e pitangueira. E isso é apenas o começo. Vamos plantar 50 mil árvores nativas nas unidades de conservação de Jacarenema, Parque da Manteigueira e Morro do Penedo. Estamos agindo com responsabilidade pelo futuro do nosso planeta”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

O Prad prevê a recuperação de 230 mil m² de áreas degradadas nos três parques naturais da cidade: Jacarenema, Manteigueira e Morro do Penedo. O plano é uma das principais ações estruturantes dentro do programa Vila Velha Descarbonizada.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, reforçou a importância estratégica da ação:

“Essa é uma ação estruturada, com base técnica e visão de futuro. Estamos transformando nossas unidades de conservação em verdadeiros polos de regeneração ambiental. O plantio de 50 mil mudas fortalece os ecossistemas, melhora a biodiversidade e posiciona Vila Velha entre as cidades brasileiras que mais avançam em políticas públicas ambientais sérias e eficazes”, afirmou Ricardo.

Vila Velha Descarbonizada

O Programa Vila Velha Descarbonizada é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura com foco na neutralização de carbono e promoção da sustentabilidade urbana. Suas ações incluem:

* Plantio de 50 mil mudas em áreas degradadas dos parques naturais de Jacarenema, Manteigueira e Morro do Penedo;
* Recuperação de ecossistemas de restinga e mata atlântica;
* Instalação de painéis solares em prédios públicos;
* Implantação de ciclovias, patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas para incentivo à mobilidade limpa.

Arborização urbana

Outra frente importante do programa é o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que é voltado exclusivamente para a arborização das áreas urbanas da cidade. No fim do ano passado, a Prefeitura deu início aos trabalhos de campo que subsidiarão o plano, começando pela Região 1. A execução está sob responsabilidade da empresa Geotrópicos Ambiental e Engenharia Ltda.

O PDAU está em execução e envolve cinco etapas: diagnóstico da arborização existente, planejamento de novas áreas verdes urbanas, quantificação da biomassa de carbono, estruturação técnica e implantação do plano. A metodologia utilizada segue o Urban Forest Management Project Protocol, padrão internacional reconhecido.

Além de orientar o plantio urbano de forma técnica e sustentável, o PDAU permitirá à cidade calcular o estoque de carbono das áreas verdes urbanas, subsidiando futuras ações de compensação ambiental e projetos de créditos de carbono.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha