Vila Velha conquista selo ouro em Transparência Pública da Atricon, reconhecimento máximo pela sua prestação de contas

Vila Velha conquista selo ouro em Transparência Pública da Atricon, reconhecimento máximo pela sua prestação de contas

A Prefeitura de Vila Velha recebeu da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) o Selo Ouro de Transparência, durante evento de lançamento do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, realizado nesta sexta (26), no auditório da PMVV.

O selo foi entregue ao município por alcançar o aproveitamento de 91,82% na Avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) realizada pelo Tribunal de Conta do Estado do Espírito Santo (TCEES) em 2022.

O levantamento observou 130 itens de controle, contendo informações sobre licitações, diárias, recursos humanos, transparência e gestão fiscal e dados sobre as atividades realizadas pelos Poderes e órgãos avaliados.

O PNTP é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do IRB e do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT).

Durante o evento, o prefeito Arnaldinho Borgo lembrou do salto em transparência pública que o município conquistou nos últimos anos: “Quando assumimos a gestão, Vila Velha estava em 23º no ranking, uma colocação muito abaixo da nossa meta. Hoje estamos em 1º lugar na Grande Vitória, mas buscamos atingir a primeira colocação em transparência do Brasil”, destacou.

O secretário de Controle e Transparência, Otávio Postay, lembrou que o resultado positivo é fruto da atenção que é dada ao reconhecimento e ao olhar do gestor: “A transparência aqui é pauta de governo. Não tem uma reunião de secretariado onde não somos cobrados. A transparência aqui é coisa séria e está em primeiro lugar’, finalizou.

Transparência Capixaba

Vila Velha ainda está posicionada na primeira colocação entre as cidades da Grande Vitória e na segunda colocação estadual no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), com aproveitamento de 95,73 e nível “ótimo”, conforme avaliação dos municípios no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública de 2022. A avaliação foi aplicada pela instituição Transparência Capixaba, com base na metodologia da instituição Transparência Internacional Brasil.

Fonte : PMVV