Vila Velha comemora o Dia Nacional do Folclore com Encontro de Bandas de Congo
A cultura tradicional capixaba vai se encontrar na Barra do Jucu, neste sábado (19). Em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, o III Encontro de Bandas de Congo da Grande Vitória tem como objetivo fortalecer, preservar e propagar os saberes ligados ao congo, considerado a principal manifestação popular do Espírito Santo.
A programação começa na praça Pedro Valadares, às 8h, quando as bandas de congo serão acolhidas. Às 10h, a quadra da UMEF Tuffy Nader se transformará em um espaço de diálogo. Uma roda de conversa será formada com os componentes das bandas, momento importante para a troca de saberes e representatividade na cultura capixaba.
Às 15h, as bandas de congo iniciam um cortejo que percorrerá o bairro. A caminhada, que parte da ponte da Madalena e vai até a beira mar na Praia do Barrão, tem seu ponto alto no barracão do Bloco Surpresa.
O evento vai contar com a participação de oito bandas, vindas de diferentes municípios. Vila Velha será representada por três bandas: Tambor Jacaranema, Mestre Alcides e Raízes da Barra. Da capital Vitória, virão duas representantes: Amores da Lua e Panela de Barro. A cidade da Serra marcará presença com a banda Konshaça. E Cariacica participa com o Mestre Tagibe.
O responsável pela realização deste evento é o Museu Vivo da Barra do Jucu, entidade criada em 2015, que visa fortalecer a cultura do balneário canela-verde. Ao longo dos anos, o museu tem se empenhado em projetos de valorização das expressões culturais locais. Para a instituição, o congo representa um potencial imensurável que, com o devido apoio, pode contribuir, significativamente, para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade e do município de Vila Velha.
O secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, destacou a importância dessa tradição. “O congo, reconhecido como um dos principais patrimônios imateriais do Estado, desempenha um papel fundamental como atrativo cultural e turístico. Entretanto, a necessidade de motivar e potencializar essa manifestação é latente”, reforçou.
Os recursos para a realização do projeto são oriundos do Funcultura Estadual e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult/ES), por meio do Edital nº 006/2021 – Culturas Populares e Tradicionais. A iniciativa ainda conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, da UMEF Tuffy Nader e do Bloco Surpresa.
Confira a programação completa do Encontro:
8h: Chegada e recepção das bandas na praça Pedro Valadares;
9h: Café da manhã servido na UMEF Tuffy Nader;
10h: Roda de conversa das bandas na quadra da UMEF Tuffy Nader;
12h: Almoço comunitário na UMEF Tuffy Nader;
13h30: Momento livre para os participantes;
15h: Cortejo das bandas de congo percorrendo o Corredor Cultural e Gastronômico, partindo da ponte da Madalena, seguindo até a Beira Mar na Praia do Barrão e concluindo no Kintal, Barracão do Bloco Surpresa.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.