Vila Velha amplia valor do auxílio mensal para famílias acolhedoras

Vila Velha amplia valor do auxílio mensal para famílias acolhedoras

Um importante passo foi dado para fortalecer o Programa Família Acolhedora em Vila Velha. A Câmara Municipal aprovou nesta semana o aumento do auxílio financeiro mensal, que passou para um salário mínimo, ou seja, R$ 1.518,00. Antes, a contribuição era 60% desse montante.

O valor é por criança ou adolescente acolhido, e será repassado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha à família acolhedora, visando ao custeio dos gastos relativos às necessidades dos acolhidos.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, o auxílio financeiro será custeado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (FIA), bem como por doações e outras parcerias.

“Este auxilio é fundamental para os custeios mensais da família acolhedora com a criança ou adolescente que estará provisoriamente em seu lar. Foi um passo importante na atualização e modernização do programa no município,” disse a secretária.

Acolhimento e não adoção

O Programa Família Acolhedora não é um processo de adoção e sim de acolhimento em um determinado prazo. As Famílias Acolhedoras ficam, temporariamente, em suas residências, com crianças e/ou adolescentes que estão em medida de proteção, oferecendo-lhes cuidado, proteção integral, convivência familiar e comunitária.

O Acolhimento em Família Acolhedora oportuniza que a crianças e adolescentes possam reorganizar sua realidade, ampliar suas expectativas e planos futuros com auxílio de figuras de referência, inserido em um ambiente familiar de apoio, aprendizagem e trocas afetivas. É um contexto provisório, mas que contribui favoravelmente para o desenvolvimento saudável desses indivíduos.

Os principais requisitos que a família interessada em participar do serviço de acolhimento deve preencher são: os responsáveis familiares serem maiores de 25 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; não constar no cadastro nacional de adoção; ter a concordância de todos os membros da família que moram no mesmo domicílio; residir em Vila Velha, entre outros critérios.

Mais informações pelo Programa Família Acolhedora em Vila Velha podem ser obtidas pelos telefones (27) 3149-7508 e (27) 99269-3277 pelo WhatsApp.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha