Vila do Empreendedor ultrapassa 8 mil atendimentos em apenas cinco meses

Vila do Empreendedor ultrapassa 8 mil atendimentos em apenas cinco meses

Para comprovar a força de um programa que transformou o apoio ao empreendedor em política pública de alto impacto, Vila Velha reafirma seu compromisso com um modelo de gestão que combate a burocracia, estimula o crédito, valoriza o trabalho e fomenta o desenvolvimento econômico sustentável com agilidade, simplificação e inclusão produtiva.

Em alusão ao Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas – celebrado na última sexta-feira, 27 de junho – a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Vila do Empreendedor, apresentou resultados no atendimento aos negócios locais.

Atendimentos

Em apenas cinco meses – entre janeiro e maio de 2025, a Vila do Empreendedor atendeu 8.473 empresas de diferentes portes:
– Microempreendedor Individual (MEI): 5.921
– Microempresa (ME): 1.886
– Empresa de Pequeno Porte (EPP): 268
– Empresas de outros portes: 398

Além do suporte técnico, o espaço ofereceu palestras estratégicas com temas de interesse direto dos empreendedores, como:
– Empreendedorismo feminino;
– Atendimento ao turista;
– Clientes buscam experiências e não ofertas;
– Como potencializar vendas.

Para o segundo semestre deste ano, novas capacitações já estão previstas, com foco nas seguintes áreas:
– Storytelling (arte de contar histórias);
– Marketing pessoal;
– Fotos que vendem;
– Estratégias para redes sociais.

 Análise de processos

No campo operacional, a Vila do Empreendedor de Vila Velha analisou um total de 974 processos, que resultaram na emissão de 630 Alvarás de Localização e Funcionamento. A Vila do Empreendedor também realizou ações educativas contra golpes e cobranças indevidas e lançou uma campanha de renegociação de débitos, que atendeu mais de 250 MEIs em situação irregular.

A Vila do Empreendedor também marcou presença em eventos relevantes da cidade, como o projeto “Cuidando Delas”, a Feira de Comércio e Artes – “Fecartes”, o projeto “Superação”, o apoio a artesãos na Festa da Penha, e o apoio para a realização da feira “PanShow”.

No que diz respeito à concessão de crédito, a Vila do Empreendedor se consolidou como a porta de entrada do programa “Nossocrédito”, que oferece financiamento com condições especiais para pequenos negócios. Paralelamente a isso, a atual gestão municipal atualizou leis e normas, criando um ambiente de negócios mais moderno, dinâmico e inclusivo.

 Avaliações positivas

“O que estamos vivendo em Vila Velha é um ciclo consistente de desenvolvimento, que gera emprego e renda, que movimenta a economia e atrai cada vez mais investidores. Temos um compromisso com a eficiência e com a valorização de quem empreende, por isso, estamos sempre avançando”, afirma o prefeito Arnaldinho Borgo.

“Vila Velha é, hoje, um polo de oportunidades. Aqui, o empreendedor encontra apoio para crescer e gerar impacto social positivo. A proposta agora é ampliar nossas parcerias e promover ainda mais a inclusão produtiva, a inovação e o crescimento sustentável dos micro e pequenos negócios em nossa cidade”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

“Esses números mostram que estamos no caminho certo. Mais do que atendimentos, entregamos soluções reais para quem decide empreender em Vila Velha. A cada empresa formalizada, capacitada ou financiada, renovamos nosso compromisso com o desenvolvimento humano e econômico da cidade. Seguimos firmes, lado a lado com quem transforma sonhos em negócios”, afirma Danielle de Deus, diretora da Vila do Empreendedor.

Além do suporte técnico, o espaço ofereceu palestras estratégicas com temas de interesse direto dos empreendedores, como:
Empreendedorismo feminino;
Atendimento ao turista;
Clientes buscam experiência e não ofertas;
Como potencializar vendas.

Para o segundo semestre deste ano, novas capacitações já estão previstas, com foco nas seguintes áreas:
Storytelling (arte de contar histórias);
Marketing pessoal;
Fotos que vendem;
Estratégias para redes sociais.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha