Vendedores de coco recebem orientações para o descarte correto dos resíduos

Vendedores de coco recebem orientações para o descarte correto dos resíduos

A Coordenação de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha realizou, na tarde desta quarta-feira (22), no auditório da PMVV, reunião de alinhamento junto aos vendedores de coco, para tratar da destinação correta dos resíduos descartados pelos grandes e pequenos geradores, conforme determina a Lei 5406/2013 do Código de Posturas.

No início da reunião, foi apresentado relatório com os gastos da Prefeitura relacionados à coleta e destinação, principalmente na orla. Segundo a secretaria, foram danificados 82 contentores por descarte de resíduos inadequados. Também foram apresentadas as adequações para que seja cumprida a NR-17, que trata da ergonomia dos trabalhadores de limpeza que realizam o recolhimento dos resíduos.

O secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, explicou que a Prefeitura tem o dever de recolher até 200 quilos por dia de resíduos da orla: “A Prefeitura orienta para que os grandes geradores de resíduo utilizem o serviço particular de coleta, transporte e destinação, como já é realizado pela Central de Tratamento de Resíduos de Vila Velha (CRTVV)”, explicou.

O coordenador de Posturas, Aparício Porto, disse ainda que o munícipio busca parceria com os vendedores, mas que o município também cumprirá a lei quando for necessário: “Aqueles infratores que forem flagrados descartando resíduos em pontos viciados, em vias públicas ou não destinar o seu resíduo sofrerão as sanções previstas no Código de Posturas, como multa e cassação da licença”, destacou.

Ainda na reunião, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente coronel Geovanio Ribeiro, explicou sobre o funcionamento da Muralha Eletrônica, que servirá como apoio nas fiscalizações de irregularidades: “O sistema visa monitorar veículos 24h nas entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, flagrando veículos. O objetivo é reduzir furtos e roubos de veículos na cidade, mas também auxiliar no monitoramento de outros crimes como o descarte irregular em vias e terrenos da cidade”, finalizou.

 

Reprodução: PMVV