Veja quais empresas lideraram as reclamações no Procon Vila Velha em 2024

Veja quais empresas lideraram as reclamações no Procon Vila Velha em 2024

Como parte das ações alusivas ao Dia Internacional do Consumidor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Procon de Vila Velha, publica, nesta sexta-feira (14), os dados oficiais do seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas/2024. O documento contém a lista das empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores do município canela-verde, ao longo do ano passado.

De acordo com o levantamento, a companhia Telefônica Vivo é quem lidera o ranking das reclamações registradas pelo Procon de Vila Velha, em 2024. Na sequência, vêm as empresas EDP Espírito Santo, Banco BMG, Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com) e Oi Móvel. Em seguida, aparecem Banco Itaú, Banco Bradesco, Cesan e Claro, e fechando a lista das empresas que ocupam as 10 primeiras posições deste ranking está a Caixa Econômica Federal.

A publicação desse Cadastro de Reclamações é prevista pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor. A medida – que tem caráter educativo e preventivo, não punitivo – cumpre o objetivo de informar a sociedade sobre a conduta das empresas, diante das reclamações registradas pelos consumidores.

Confira a lista Clicando Aqui.

Para Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, a importância de estimular uma relação mais saudável e respeitosa entre consumidores, comerciantes e fornecedores, é essencial para reduzir as reclamações.

“Trabalhamos para estimular práticas comerciais mais responsáveis e transparentes, visando garantir um ambiente de consumo mais seguro e equilibrado para todos, o que contribui diretamente para a redução de conflitos e o incentivo ao respeito mútuo no mercado. Para isso, vamos continuar investindo em ações pedagógicas de orientação e conscientização sobre direitos e deveres de consumidores e fornecedores”, afirmou Colodetti.

Moisés Penha, superintendente do Procon de Vila Velha, explica que a missão do Procon é equilibrar as relações de consumo e promover um ambiente mais justo para consumidores e fornecedores. “Além de combater fraudes e abusos contra os consumidores, nosso compromisso é informar, educar e esclarecer os cidadãos sobre seus direitos em relação à aquisição de bens, produtos e serviços, e também informar as empresas e os fornecedores sobre seus deveres”, concluiu ele.

 Fonte : Prefeitura de Cariacica