​Usuários e funcionários dos CAPS participam de confraternizações

​Usuários e funcionários dos CAPS participam de confraternizações

O fim de 2023 está chegando e é momento de celebrar os bons acontecimentos do ano. E foi com esse intuito que usuários e servidores dos Centros de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps) se reuniram ao longo dos últimos dias.

A celebração contou também com a presença de familiares dos usuários que frequentam os serviços de Vila Velha. Os momentos de confraternização foram marcados por muitos abraços, mensagens de otimismo e distribuição de presentes, muitos feitos de forma artesanal pelos próprios pacientes.

A gerente dos Serviços da Atenção Especializada, Tarciana Martins, destaca que esse tipo de evento é importante no ressocialização dos usuários do CAPS, pois enfatiza a importância do convívio social e o sentimento de esperança despertado pelo clima natalino. “O principal objetivo da atividade é fazer o fechamento do ano reforçando o vínculo entre os pacientes e a equipe”, declara. Ela reforça ainda que a confraternização também faz com que os usuários se sintam sujeitos de direito e se notem pertencentes a uma sociedade que os acolha com suas individualidades.

Acolhimento

Em Vila Velha, os equipamentos de saúde estão à disposição dos munícipes que precisam de apoio para tratamento de transtornos mentais. Basta que eles procurem a Unidade de Saúde de sua referência, onde vai acontecer o acolhimento e o agendamento para o início do acompanhamento e, se a equipe multiprofissional entender que é um transtorno grave persistente, há o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps).

Nos Caps o munícipe é atendido por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Atualmente, Vila Velha possui três Centros de Atenção Psicossocial (Caps): o CAPS II Beija-flor, localizado no bairro Novo México, o CAPS Infantojuvenil (IJ), em Jabaeté e o CAPS/AD, no Centro de Vila Velha. O primeiro acolhe pessoas adultas com sofrimento decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; o segundo é um lugar de referência e acompanhamento para crianças e adolescentes com as mesmas características. Já o terceiro presta atendimento às pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.