Um Dia no Parque: prefeitura de Vila Velha realiza ação no Parque da Manteigueira na terça (26)

Um Dia no Parque: prefeitura de Vila Velha realiza ação no Parque da Manteigueira na terça (26)

A Prefeitura de Vila Velha, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, participa na próxima terça-feira (26) da ação Um Dia No Parque (UDNP) 2022, desenvolvida pela Coalizão Pró-UCs, e realizará ações de limpeza e atividades de educação ambiental no Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado na Glória.

O objetivo é promover a sensibilização sobre os danos causados aos manguezais pela ação humana e reforçar a importância deste ecossistema. Além disso, a intenção é envolver os moradores do entorno do parque e a comunidade escolar da região, por se tratar da população que vive muito próxima ao manguezal.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, lembra que o evento será realizado na mesma data em que se celebra o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais: “O manguezal é um ecossistema considerado muito produtivo ecologicamente. O manguezal localizado no Parque da Manteigueira faz parte do Mosaico do Manguezal da Baía de Vitória, que é considerada a maior área de mangue urbano do Brasil”, destacou.

Segundo Manuela Batista, gerente de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o manguezal tem grande influência ecológica, econômica e turística para a cidade: “O parque preserva esse ecossistema, que é extremamente diverso e considerado berçário da vida marinha. Além disso, diversas famílias vivem da cata do caranguejo e da pesca como atividade econômica”, explicou.

Alunos de duas unidades municipais vão participar da ação: os estudantes do Ensino Fundamental da UMEF Leonel de Moura Brizola e UMEF Thelmo Torres. O intuito é levar os estudantes para uma experiência prática do que aprendem em sala de aula, como explica a subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli: “Proporcionar experiências fora da escola é um dos nossos propósitos pedagógicos. O aluno precisa aprender dentro de sala de aula, mas também construir vivências e ter contato com a aprendizagem na prática”, explicou.

“Levá-los para essa ação no manguezal é mostrar para eles a nossa realidade ambiental. Isso intensifica o sentimento de conscientização e a importância de se levar informações de proteção socioambiental para a família, amigos e comunidade”, complementou a subsecretária.

A data celebrada é um alerta às autoridades e à comunidade sobre a necessidade de conservar e preservar o manguezal presente no país, mostrando sua importância ecológica e também suas vulnerabilidades à ação antrópica.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Gerência de Recursos Naturais e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Educação Ambiental; da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos; Secretaria Estadual de Saúde; Universidade de Vila Velha; e da empresa Sea Master Transporte.

PROGRAMAÇÃO (26/07)

Atividade Matutina
Hora: a partir das 8h30
Ponto de encontro: sede da Sea Master Transporte
Atividades: Limpeza do Manguezal, próximo ao Porto de Capuaba
Público alvo: moradores do entorno, alunos do ensino fundamental da UMEF Leonel de Moura Brizola e comunidade em geral

Atividade Vespertina
Hora: a partir das 13h30
Ponto de encontro: Sede do Parque Morro da Manteigueira.
Público alvo: moradores do entorno, alunos do ensino fundamental da UMEF Prof. Thelmo Torres e comunidade em geral.

Atividades educativas:

1 – Conhecendo e interpretando o manguezal: Daniel Motta (Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente). Mini palestra falando sobre o manguezal e em seguida ir vivenciar na prática o ecossistema e suas características.

2 – Teatro do ciclo de vida do Aedes aegypti, amostra de animais e importância da água: Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) de Vila Velha com apoio do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental – Programa de Educação em Saúde Ambiental (Mayra Rodrigues), Vigiagua (Carlos Roberto Locatelli), Controle de Vetores (Luciana M Simonetti Rodrigues) e do PESMS (Ester Batista) da Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

3 – Momento de brincar com a natureza: Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (Larissa Andara). Brincadeiras de cunho educativo envolvendo meio ambiente e a sua importância.

 

Fonte: PMVV