Turismo pedagógico realiza nesta sexta-feira visitas educativas

Turismo pedagógico realiza nesta sexta-feira visitas educativas

O projeto Turismo Pedagógico, uma iniciativa que visa facilitar e tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, já tem mostrado resultados significativos. Este importante mecanismo educacional recebeu, em 2022, um total de 17.500 alunos, enquanto em 2023, o número de participantes foi de 13.645 alunos. As visitas envolvem escolas das redes pública e privada, abrangendo tanto o turno matutino quanto o vespertino.

As atividades do projeto ocorrem de terça-feira a sexta-feira, com visitas programadas para começar às 8h30 na parte da manhã e às 14h na parte da tarde. Nesta sexta-feira (2), o Turismo Pedagógico vai receber 44 alunos do terceiro ano matutino da Umef Paulo César Vinha, localizada em Terra Vermelha.

Inserir o tema Turismo dentro das escolas faz com que os educandos conheçam a história de onde moram. Além de instituições locais, o projeto já recebeu escolas de outros municípios. O Turismo Pedagógico também trabalha de forma interdisciplinar, pois já recebeu turmas sob orientação de professores de Arte, História e Geografia.

Durante a visita na Casa da Memória, os alunos têm contato com a personagem histórica viva, Vasco Fernandes Coutinho, que explica sobre a colonização do solo espírito-santense. “Nosso objetivo é apresentar os principais atrativos de Vila Velha, começando pela Casa da Memória, Igreja do Rosário, Museu Homero Massena, Gruta do Frei Pedro Palácios, todos na Prainha e Farol Santa Luzia, na Praia da Costa. Não é cobrado nenhum valor para as visitas, mas o translado e alimentação dos alunos é de responsabilidade das escolas”, informa a coordenadora do projeto Turismo Pedagógico, Alexandra Cristina.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, “através do turismo pedagógico ou turismo educativo, as instituições de ensino podem proporcionar na prática o que foi visto teoricamente na sala de aula, utilizando as visitas aos atrativos turísticos e históricos como eficaz mecanismo facilitador do processo educacional. Acredita-se que o emprego de métodos de ensino que permitam ao estudante vivenciar algum tipo de experiência aumenta a eficácia da aprendizagem”.

Para a instituição de ensino marcar a visita de turmas, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (27) 3149-7952, de segunda a sexta, das 8 às 17h.

Pular para o conteúdo