Treinamento destaca importância da escuta e do acolhimento em saúde mental

Treinamento destaca importância da escuta e do acolhimento em saúde mental

A médica Sarha Andrade Lobo de Queiroz, do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), e o enfermeiro Florencio Augusto Filho, que também atua no HEAC e no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), conduzem nesta quarta-feira (22), às 8h30, na Faculdade Multivix Vila Velha, uma capacitação voltada aos profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha.

Com o tema “Entre o Cuidado e a Segurança: Estratégias de Contenção no Contexto da Saúde Mental”, o encontro tem como objetivo aprimorar o manejo seguro, ético e humanizado de situações de crise, ressaltando a importância do cuidado e da prevenção de danos no atendimento em saúde mental.

Participam da capacitação profissionais que atuam na rede de Urgência e Emergência, CAPS, Consultório na Rua e Transporte Sanitário. O objetivo é orientar o manejo adequado de situações que possam exigir contenção física ou mecânica, destacando a importância de compreender os aspectos éticos, legais e técnicos envolvidos nesse tipo de intervenção.

A proposta enfatiza a preservação da dignidade da pessoa atendida, a prevenção de danos e o uso de alternativas não coercitivas sempre que possível, promovendo uma atuação mais segura, humanizada e responsável no cuidado em saúde mental.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha