Transparência e Governança trazem eficiência à Ouvidoria de Vila Velha
A Ouvidoria da Prefeitura de Vila Velha vem apresentando números de atendimento ao cidadão que traduzem o bom resultado do trabalho da atual administração municipal. Das 73.127 chamadas pelo telefone 162, no ano de 2023, foram atendidas e encaminhadas para resolução 69.354 demandas, o que representa 94,8%.
O setor de Ouvidoria é um canal de solicitações, reclamações e denúncias, atuando na mediação entre o cidadão e a Prefeitura. Não é à toa que a atual administração foi premiada com o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança, mostrando o compromisso com a transparência na tomada de decisões, na aplicação de recursos e na prestação de contas aos cidadãos.
Dentre o número de atendimentos feitos pela Ouvidoria, destaque para as demandas referentes à Secretaria de Saúde, com 7.836 solicitações e 7.733 encaminhamentos com solução. Já a Assistência Social teve todas as solicitações atendidas e encaminhadas pela Ouvidoria, com 642 demandas.
Na Secretaria de Meio Ambiente os números são parecidos: foram 8.754 ligações de contribuintes com 8.594 atendimentos. A Ouvidoria recebeu 965 chamadas referentes à Secretaria de Educação e registrou 962 atendimentos. As solicitações de serviços para a Secretaria de Defesa Social e Trânsito chegaram a 3.346, com 3.254 chamadas resolvidas.
O Ouvidor de Vila Velha, Danilo Juffo, conta que, no início de 2023, a Ouvidoria apresentava números que não alcançavam os níveis atuais de resolução.
“Graças à atenção especial de todos os secretários e secretárias, e o apoio que os ouvidores setoriais vêm dando às demandas que chegam à Ouvidoria, estamos garantindo um maior grau de resolução de problemas a partir da comunicação dos cidadãos”, ressaltou Danilo. Ele também relaciona o aumento do atendimento às demandas à troca de operadora de telefonia promovida pela Secretaria de Administração, no ano passado.
O secretário de Controle e Transparência da Prefeitura de Vila Velha, Otávio Postay, atribui os bons resultados à eficiência na gestão municipal.
“Estamos trabalhando para que o cidadão seja contemplado em suas dúvidas e demandas. Esse é o fruto de uma administração responsável e comprometida com a eficiência nos investimentos públicos e a consequente resolução dos problemas da população canela-verde”, finalizou.
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