Trabalhadores da linha de frente começam a receber vacinas contra a covid-19

Trabalhadores da linha de frente começam a receber vacinas contra a covid-19

Teve início nesta quinta-feira (21) a vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, em Vila Velha. O público prioritário foi definido pelo Ministério da Saúde e contemplará 34% desses profissionais, que estão em Pronto Atendimentos e Hospitais. Os trabalhadores que receberão as vacinas foram definidos pelos critérios estabelecidos nacionalmente e as doses serão nominais. No total, 1.306 doses foram destinadas hoje aos prontos atendimentos da Glória e Cobilândia e também aos prontos atendimentos e hospitais privados.

Para os hospitais particulares, a Prefeitura fornecerá as doses e os insumos para vacinação daqueles que estão trabalhando no combate à pandemia.

“Nesta manhã, convidamos os profissionais dos hospitais e prontos atendimentos para uma capacitação e orientações técnicas sobre as vacinas, para que as doses possam ser administradas de forma correta. Teremos um supervisor técnico da secretaria, em todos os locais de vacinação, para sanar dúvidas e observar se os imunizantes estão sendo destinados ao público definido pelo Ministério da Saúde”, disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Emoção

Cristina Martins dos Santos, Técnica de Enfermagem do Programa Melhor em Casa, vinculado ao Pronto Atendimento de Cobilândia, foi uma das primeiras a receber a dose. Emocionada, ela contou que foi um momento único:

“Eu fiquei muito emocionada, é uma esperança para todos nós. Infelizmente perdemos amigos para a Covid e ter essa oportunidade me deixa mais segura e aliviada”.

Taiane Grey Alves também foi uma das contempladas no PA de Cobilândia. Ela conta que já teve a Covid e se sentia aflita toda vez que voltava para casa.

“Tenho filhos e um deles pertence ao grupo de risco. Sempre voltava para casa com medo de estar levando alguma coisa. Agora estou mais tranquila e agradecida por ter chegado até aqui”, disse.

Doses aplicadas

Em dois dias da Campanha de Imunização, Vila Velha já vacinou 273 pessoas. Esses números são dos grupos prioritários, estipulados pelo Ministério da Saúde e atendidos nesse primeiro momento: idosos que residem em Instituições de Longa Permanência e funcionários que atuam nesses locais.

Fonte/Foto: Reprodução Prefeitura Municipal de Vila Velha