Terminais de ônibus recebem ação de conscientização sobre tuberculose nesta sexta-feira

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha promove, nesta sexta-feira (28), uma ação de conscientização sobre a tuberculose, uma das doenças mais antigas e graves de saúde pública. A iniciativa, que acontecerá das 8h às 11 horas nos terminais rodoviários de Itaparica e de Vila Velha, faz parte das atividades do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).
Durante a ação, a população será orientada sobre os sintomas da doença, os cuidados necessários e como funciona o fluxo de investigação e tratamento de tuberculose em Vila Velha. Além disso, serão distribuídos panfletos educativos com informações detalhadas sobre a doença, que afeta principalmente os pulmões e é transmitida por aerossóis de gotículas expelidas ao tossir, falar ou espirrar.
A Secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, destaca a importância dessa ação, que busca fortalecer a rede de apoio ao enfrentamento da doença. “As Unidades de Saúde são a porta de entrada para a investigação dos casos. Uma vez diagnosticado, o paciente é encaminhado para o Programa de Controle da Tuberculose, onde receberá toda a assistência necessária, incluindo a medicação gratuita”, explica a secretária.
Pessoas privadas de liberdade que são diagnosticadas com tuberculose são tratados pelas equipes de saúde do sistema prisional e os em situação de rua recebem tratamento das equipes de Consultório de Rua, estratégia que oportuniza atenção integral à saúde para esse grupo populacional. “São iniciativas que reforçam o nosso compromisso no enfrentamento da doença”, reforça a secretária Cátia Lisboa.
De acordo com dados do Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS), extraídos nesta quinta-feira (27), em 2024 foram registrados 407 novos casos de tuberculose em Vila Velha. Em 2025 já são 86 ocorrências.
Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e apresenta como principal sintoma uma tosse persistente, muitas vezes acompanhada de secreção, febre, suores noturnos e cansaço. Apesar de ser uma doença grave tem cura, desde que o tratamento seja iniciado de forma precoce e seguido corretamente.
O tratamento consiste em uma combinação de medicamentos, fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e deve durar pelo menos seis meses. “É fundamental que o paciente complete o tratamento até o fim. Caso contrário, pode haver o agravamento da doença”, alerta a secretária Cátia Lisboa.
A ação nos terminais rodoviários faz parte de um esforço contínuo da Secretaria de Saúde de Vila Velha para ampliar o conhecimento da população sobre a doença e, consequentemente, a adesão ao tratamento. “Essas iniciativas são essenciais para garantir que todos tenham acesso à informação e ao tratamento adequado, e para reduzir a disseminação da doença em nossa cidade”, finaliza Cátia Lisboa.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui