Tempo Integral: Atendimento retorna presencialmente nas escolas

Tempo Integral: Atendimento retorna presencialmente nas escolas

Na última quarta-feira (08) aconteceu o retorno presencial do Atendimento em Tempo Integral (ATI) nas dezessete unidades municipais de ensino que ofertam vagas de atividades complementares no contra turno escolar. O formato segue híbrido, com aulas online e presenciais, seguindo o revezamento semanal com 50% dos alunos em sala de aula.

Os estudantes já haviam retornado presencialmente para a escola no horário de turno normal e realizavam as atividades complementares no contra turno apenas no formato remoto, por meio da plataforma Escola Tá ON e Google Classroom. Agora, eles voltam a cumprir a jornada escolar diária de, no mínimo, 7 horas presencialmente, com oferta de desjejum, almoço e lanche.

O Atendimento em Tempo Integral é destinado aos estudantes do 1º ao 9º ano regularmente matriculados. O número de vagas ofertadas nas 17 escolas é variado, correspondendo a 25% do total de alunos. No turno regular, eles cumprem as aulas do currículo escolar. No contra turno, desenvolvem atividades complementares, como acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, orientações de estudo e ações diversificadas relacionadas ao esporte, cultura e arte.

Jucinéia Costa Prado é coordenadora do Tempo Integral e disse que as atividades complementares à escolarização tem o objetivo de garantir o desenvolvimento do ser humano em todas as dimensões: “A jornada estendida visa garantir para nossos estudantes o desenvolvimento completo, não só cognitivo, mas também do seu lado físico, emocional, artístico e cultural”, explicou.

Além dessas 17 unidades, a rede municipal de ensino possui quatro escolas de Tempo Integral. Ou seja, que atendem em turno integral das 8h às 16:30. Nessas, o retorno presencial já havia acontecido normalmente, seguindo o mesmo calendário das Unidades Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

Reprodução: PMVV