Socioeducandos do IASES vão participar de projeto de ressocialização com plantio de ora-pro-nobis

Socioeducandos do IASES vão participar de projeto de ressocialização com plantio de ora-pro-nobis

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, representado pelas promotoras, Isabela de Deus Cordeiro e Renata Lordello Colnago, esteve no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), em Vila Velha, para apresentar o projeto “Pacto Ecológico Capixaba”, dando continuidade à produção orgânica do ora-pro-nobis, em parceria técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na última quarta-feira (29).

Além das promotoras, estiveram no IASES para apoiar a iniciativa, o Secretário de Agricultura de Viana, César Lázaro e o Secretário Executivo, Francisco Sizino. Luciano Fazzolo, da Secretaria Estadual de Agricultura e o representante do Sebrae, Rafael Azevedo, além do professor do IFES, Zanata Brandão também estiveram presentes.

A diretora do IASES, Lorena Nicoline esteve no encontro, que teve por finalidade promover a ampliação do projeto que vem sendo desenvolvido pelas instituições parceiras, sob a coordenação do MP-ES, e que assume agora, extensão no município de Vila Velha, através do MP-ES e do IASES.

Na ocasião, foi feita a exposição do conteúdo do Pacto Agroecológico pela promotora Isabela de Deus Cordeiro, que reforçou a importância de se consolidar as políticas públicas de segurança alimentar, da eliminação do uso de agrotóxicos e transgênicos, além do fortalecimento da agroecologia como uma alternativa geradora de renda e inclusão social.

A promotora destacou a possibilidade de que os socioeducandos possam contribuir na produção do ora-pro-nobis, planta conhecida como a proteína dos pobres, dado o seu alto valor nutritivo.

Renata Lordello Colnago ressaltou a possibilidade de ampliação do projeto para todas as unidades do CIASE, pontuando a importância dos cursos profissionalizantes para a completa inserção dos socioeducandos.

Ela afirmou a importância que uma alternativa profissionalizante representa para que os adolescentes em conflito com lei tenham essas opções de sobrevivência digna e não reincidam na criminalidade.

O professor do Ifes Zanata Brandão destacou a possibilidade de cursos de capacitação em torno da produção agrícola, assim como de produtos com maior valor agregado, como é o caso da farinha de ora-pro-nobis, whey protein vegano e além de outros produtos.

Para o Secretário de Agricultura de Viana, Cezar Lázaro, responsável pela estruturação material de insumos e assistência técnica agronômica no plantio do ora-pro-nobis no IASES/UNIMETRO, parcerias como essa provam que é possível a construção de cenários positivos nas modalidades agrícolas sustentáveis e ainda, possibilitadoras de ressocialização e formação profissional.

A diretora do IASES, Lorena Nicoline, afirma que a proposta do plantio de ora-pro-nobis, que completa nove meses na unidade, é uma alternativa ímpar e um esforço contínuo de promover políticas públicas de qualidade na unidade, e ainda, segundo a mesma, novas iniciativas serão iniciadas ainda este ano.

Fonte: Prefeitura de Viana.