Setembro Amarelo: Escolas Municipais recebem ações de prevenção ao suicídio
Durante todo o mês, a Equipe Multiprofissional da Gerência de Saúde, Educação e Prevenção da Secretaria de Educação têm realizado ações dentro das unidades de ensino de Vila Velha, com a intenção de trazer a campanha de combate ao suicídio “Setembro Amarelo” para o ambiente escolar.
Nas escolas municipais, palestras e rodas de conversas direcionadas à equipe pedagógica e aos adolescentes estão sendo recorrentes. As ações acontecem todos os dias do mês, nos períodos da manhã, tarde e noite para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades são sempre realizadas por um quarteto de especialistas, formado por dois psicólogos e dois assistentes sociais.
Na campanha Setembro Amarelo, a disseminação de informações e a promoção do diálogo são as principais formas de prevenção ao suicídio. O foco é a valorização da vida e conscientização acerca dos sintomas, pois a pessoa munida de conhecimento sobre o assunto será capaz de reconhecer os sinais, as queixas referentes ao sofrimento psíquico e buscar auxílio médico para ter a devida assistência à saúde.
A coordenadora da equipe Multiprofissional, Flavia Maeda, explicou que as oficinas, rodas de conversas e palestras sobre a valorização da vida trouxeram um entendimento sobre saúde mental e acolhimento para aqueles alunos que sofrem de algum problema emocional e que esse tipo de atividade nas escolas precisa ser recorrente.
“A gente tem o Setembro Amarelo, mas trabalhar saúde mental é o ano inteiro, todos os dias. O nosso intuito é que haja um olhar atento para lidar com essas questões dentro da escola. Ter um acolhimento diferente é o objetivo dessas ações, porque na verdade queremos escutar sem juízo de valor”, afirmou.
O início do projeto, no dia 9 de setembro, foi marcado pela presença dos servidores das Secretaria de Educação, Assistência Social, Saúde e o Conselho Tutelar, participando de um evento de promoção da saúde mental. Na ocasião, aconteceu a palestra com o tema “Suicídio: quebrando o tabu e salvando vidas” que foi ministrada pelo psicólogo Alexandre Brito e também uma roda de conversa sobre “Construção da política à prevenção ao suicídio” com o Psicólogo Joselio Ferreira, referência técnica da área da Saúde Mental da Prefeitura de Vila Velha.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.