Seminário celebra trajetória de 20 anos da inclusão escolar em Vila Velha

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha (Semed), por meio do Núcleo de Educação Especial, promoveu o 2º Seminário Municipal de Educação Especial para celebrar os 20 anos de ação e política no município canela-verde. O evento reuniu mais de 600 profissionais da Educação, entre professores da Educação Especial dos turnos matutino e vespertino, técnicos da Semed, além de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Durante a abertura do evento, a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Alessandra Aguiar, destacou os marcos dessa caminhada: “Não celebramos apenas números ou marcos temporais. Celebramos uma história construída com coragem, compromisso e sensibilidade, na crença de que a inclusão é um direito e um dever coletivo”.
A Secretária de Educação, Carla Cabidel, também destacou a importância do encontro e o compromisso da gestão com a equidade: “Nossa gestão tem como prioridade a oferta de uma educação pública de qualidade, alicerçada nos princípios da inclusão, da equidade e do desenvolvimento integral de todos os estudantes. Esse seminário é um espaço de reflexão e fortalecimento das políticas que desejamos ver crescer: eficazes, transformadoras e verdadeiramente humanas”.
A programação contou com momentos de homenagens a docentes que contribuíram com a história da Educação Especial no município e o lançamento do livro “Educação Especial e inclusão escolar em foco: Reflexões sobre as práticas pedagógicas no município de Vila Velha”, que reúne experiências concretas de quem vive, pensa e transforma a prática pedagógica todos os dias.
O seminário também contou com as palestras das professoras Drª Denise Meyrelles de Jesus e Drª Andressa Mafezoni, que abordaram a temática “A escola comum e as práticas/ações pedagógicas pela inclusão escolar”.
O seminário foi um momento de celebração, formação continuada e reconhecimento da trajetória construída desde 2004, quando o município realizou seu primeiro concurso público específico para a área. Na ocasião, apenas 17 estudantes público-alvo da Educação Especial estavam matriculados na rede municipal. Hoje, esse número saltou para 5.115 alunos, acompanhados por 1.060 professores especialistas e 980 assistentes de apoio escolar, distribuídos em 118 escolas da rede.
O evento foi realizado no dia 21 de julho, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, na Prainha, em Vila Velha. A iniciativa reafirma o compromisso da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha com uma educação pública inclusiva e comprometida com o direito de todos e todas à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno.
Ao final do encontro, ficou a certeza de que os próximos 20 anos continuarão sendo construídos com o mesmo empenho e sensibilidade que marcaram as duas décadas celebradas neste seminário.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.