Secretaria de Educação realiza oficinas para enaltecer os 15 anos da Lei Maria da Penha

Secretaria de Educação realiza oficinas para enaltecer os 15 anos da Lei Maria da Penha

No próximo sábado, dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 anos de criação. Para comemorar e enaltecer este marco, a Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta terça (03) e quarta-feira (04), oficinas e rodas de conversa sobre a valorização da figura feminina e violência contra a mulher.

O projeto piloto, desenvolvido pela Gerência de Saúde, Educação e Prevenção, busca promover a conscientização, o combate e a prevenção da violência contra a mulher. Por meio da oficina e da roda de conversa, os alunos podem refletir e discutir sobre o ponto de vista deles sobre a figura feminina.

A ação foi realizada na UMEF Professor Elson José de Souza, com os alunos do 6º, 8º e 9º anos. No primeiro momento da ação, o ponto central é trabalhar a figura da mulher, o papel dela na atualidade e a necessidade de valorizar e respeitar. Só na segunda parte é que passa a ser trabalho sobre a Lei Maria da Penha em específico, com apresentação de gráficos e dados de feminicídio e violência.

A professora de Língua Portuguesa, Viviane Januário, acompanhou a ação e disse que o interesse dos alunos no assunto é nítido: “O resgate da valorização da mulher precisa ser feito agora, enquanto eles ainda são crianças e adolescentes. A necessidade de ações assim é enorme e esse é um trabalho de formiguinha, que temos que começar agora”, afirmou.

As outras Unidades Municipais de Ensino Fundamental que quiserem oferecer o projeto para os alunos podem solicitar para a Gerência de Saúde, Educação e Prevenção pelo e-mail: [email protected]

A assistente social da Equipe Multiprofissional da Secretaria, Thais Pizoni, explicou que a ação foi promovida para sensibilizar os alunos e trabalhar a prevenção da violência contra a mulher: “Na educação, temos a possibilidade de construir de forma coletiva uma consciência de valorização da mulher nos diversos espaços que ela ocupa. Também conseguimos reafirmar os desafios ainda enfrentados em nossa sociedade”, explicou.

Reprodução PMVV