Rota do Fumacê de fevereiro já está disponível

Rota do Fumacê de fevereiro já está disponível

A rota de fevereiro do carro do Fumacê já está disponível. Durante todo o mês, a prefeitura de Vila Velha realiza o serviço de combate ao mosquito do gênero culex (pernilongo) circulando por diversos bairros da cidade.

Confira AQUI o cronograma do mês e qual dia o fumacê passa no seu bairro. O carro transita sempre a partir das 17h e, na hora da passagem, é importante que os moradores abram as janelas e as portas de suas residências, para que haja uma maior eficácia na ação do produto. O cronograma pode sofrer alterações, de acordo com os critérios técnico-epidemiológicos do município, ou em caso de chuvas.

A prefeitura de Vila Velha realiza regularmente ações de controle para a infestação de mosquitos, por meio de controle larval e mosquito adulto, através de aplicação de larvicida biológico e aplicação espacial com o termonebulizador (popularmente conhecido como fumacê).

Além dessas ações, as equipes de Vigilância Ambiental trabalham ativamente para o controle e combate, por meio dos agentes de combate a endemias, que orientam os proprietários sobre as medidas corretivas e preventivas para evitar a proliferação de mosquitos, eliminação de criadouros e, quando não é possível a eliminação, realizam aplicação de larvicidas químicos, para impedir que as larvas se desenvolvam em mosquitos adultos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Por meio das visitas domiciliares, depósitos são tratados e criadouros de mosquitos eliminados. Essa equipe também atua duas vezes no mês, aos sábados, com objetivo de diminuir pendências.

As equipes do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social promovem, nas ruas, conscientização e reeducação social, orientando a população com medidas preventivas e ações de combate ao mosquito.

Além disso, há equipes do Programa Controle Legal, que trabalharam diretamente nos imóveis, atendendo ouvidorias e denúncias feitas pelos munícipes, e equipes do Bloqueio de Casos, que atuam de acordo com os registros de notificação de arboviroses.

Fonte : PMVV