Rio Marinho ganha unidade de saúde para beneficiar 20 mil moradores

Rio Marinho ganha unidade de saúde para beneficiar 20 mil moradores

A Prefeitura de Vila Velha inaugurou, na noite de sexta-feira (8), a primeira Unidade de Saúde construída no bairro Rio Marinho. A obra, aguardada há anos pela comunidade, leva o nome de Maria Antonela Moraes Santos e vai atender a cerca de 20 mil moradores do bairro e de parte de Cobilândia (até a Sétima Avenida), até então assistidos pela unidade de Jardim Marilândia.

Com investimento de mais de R$ 6 milhões, em parceria com o Governo do Estado, a UBS de Porte 4 conta com oito consultórios médicos, quatro odontológicos, farmácia, salas de imunização, curativo, coleta de exames laboratoriais, auditório, central de material e esterilização, além de sala de raio-X odontológico. A equipe será formada por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social e cinco equipes de Saúde da Família.

O evento, conduzido pelo prefeito Arnaldinho Borgo e pelo governador Renato Casagrande, contou com as presenças das secretárias municipais de Saúde, Cátia Lisboa, e de Obras, Menara Cavalcante, além de lideranças comunitárias e políticas, profissionais de saúde e familiares da senhora Maria Antonela Moraes Santos, homenageada que dá nome ao novo equipamento público.

Arnaldinho afirmou que a entrega representa um marco na história da saúde de Vila Velha. “Trabalhamos para o povo. Essa entrega reafirma nosso compromisso de cuidar das pessoas com respeito e dignidade. É transformação social, fruto da união e da parceria com o nosso governador Renato Casagrande, uma união que faz acontecer. A UBS de Rio Marinho vai atender mais de 20 mil moradores e se soma a outras sete unidades já entregues. Dobramos a capacidade de atendimento da rede, alcançando 600 mil procedimentos por mês, a maior expansão da atenção primária na história de Vila Velha”, ressaltou.

O governador destacou que a gestão estadual trabalha para levar investimentos que melhorem a vida da população, a exemplo de mais uma obra entregue em Vila Velha. “Estamos inaugurando essa bela obra que irá atender 20 mil pessoas nessa região de Rio Marinho. Temos uma ótima parceria com a prefeitura e isso ajuda a atender a população com mais qualidade. Essa unidade é de Porte 4, considerada grande, o que nos dá uma estrutura adequada para a quantidade de pessoas que irão passar por aqui. Estamos com mais de 100 unidades sendo construídas em todos os municípios do Estado para que essa atenção básica seja prioridade e possamos dar um atendimento digno aos capixabas”, afirmou Casagrande.

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, ressaltou o avanço da rede municipal, valorizou o empenho da equipe e reforçou aos profissionais da nova UBS a missão de oferecer um atendimento de excelência. “Esta nova unidade, somada aos demais equipamentos já entregues e aos que ainda serão inaugurados, fortalece a atenção primária e garante melhor assistência à população”.

Já a secretária de Obras, Menara Cavalcante, destacou que cada detalhe da nova unidade foi cuidadosamente planejado, inclusive as cerâmicas, escolhidas pessoalmente pelo prefeito. “Queremos que os serviços públicos tenham a mesma qualidade dos melhores serviços privados. Que esta não seja apenas mais uma obra, mas um espaço onde vidas sejam salvas e transformadas”, afirmou.

Rede em expansão

Além da unidade de saúde de Rio Marinho, outras sete unidades já foram entregues pela atual administração: Paul, Ataíde, Divino Espírito Santo, São Torquato, Praia das Gaivotas, Jabaeté e Morada da Barra. Mais duas — em Riviera da Barra e Novo México — serão entregues em breve. Na semana passada, a prefeitura deu início as obras da UBS de Araçás e deu ordem de serviço para licitação da UBS de Boa Vista I.

O prefeito Arnaldinho Borgo priorizou o setor em sua administração e inaugurou, além das unidades de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra, a UPA Zilda Arns, e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial de Jabaeté.

Somente nas unidades de saúde, o investimento passa de R$ 60 milhões, recursos em parceria com o Governo do Estado.