Representantes das Forças de Segurança finalizam Curso de Pilotagem de Drones

Representantes das Forças de Segurança finalizam Curso de Pilotagem de Drones

Nesta terça-feira (03), o auditório da Prefeitura de Vila Velha foi palco da cerimônia de conclusão do curso de pilotagem de aeronaves não tripuladas voltadas para a atuação policial. O evento reuniu representantes de diversas forças de segurança do Espírito Santo, celebrando um marco significativo no aprimoramento de tecnologias e estratégias de pilotagem.

Ao todo, 40 agentes das polícias Civil, Militar, Penal, do Corpo de Bombeiros Militar e Guardas Municipais de várias cidades capixabas participaram do curso, que teve início em outubro. O curso foi promovido pela Guarda Municipal de Vila Velha, com apoio dos Instrutores de outras instituições, como o Delegado da Polícia Civil,  Rafael Corrêa, e do Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Vitor Rangel Roque.

Ao final da cerimônia, os agentes receberam os certificados de conclusão e os brevês de pilotos de aeronaves não tripuladas. Os participantes do curso foram submetidos a uma carga horária abrangente, com aulas teóricas e práticas sobre a operação de drones.

“O curso abordou tanto os aspectos técnicos do manuseio dos drones quanto a aplicação prática em ações de combate ao crime. Os pilotos foram instruídos sobre as regulamentações de voo, técnicas de monitoramento aéreo e estratégias de atuação em situações de emergência”, afirmou o Coordenador do curso e Instrutor da Guarda Municipal de Vila Velha, Victor Moutinho.

Durante a cerimônia foi enfatizada a importância do uso de drones no contexto policial.  “A tecnologia amplia a eficiência e a segurança nas operações de vigilância, busca, salvamento e combate ao crime. O investimento em capacitação e inovação é essencial para enfrentarmos os desafios diários da segurança pública”, destacou a Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, ressaltou a importância do curso. “O treinamento com drones representa um avanço estratégico para a integração das forças de segurança. Com essa capacitação, os agentes estão mais preparados para atuar de maneira preventiva e eficaz”, destacou.

 Fonte : Prefeitura de VilaVelha