Projetos Inovadores para um Desenvolvimento Sustentável e Participativo

Projetos Inovadores para um Desenvolvimento Sustentável e Participativo

A Prefeitura de Vila Velha está empenhada em traçar um futuro promissor para a cidade, dando prioridade às vocações locais e ao desenvolvimento sustentável. Dois projetos inovadores, “Vila Velha 500 Anos” e “Vila Velha Ágil”, foram lançados em parceria com a renomada Fundação Dom Cabral (FDC), eleita a melhor escola de negócios da América Latina e a 7ª do mundo, segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês “Financial Times”.

O lançamento oficial dos projetos ocorreu durante uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMDEC), com a presença de autoridades locais, líderes municipais e executivos da Fundação Dom Cabral.

Vocações Locais em Foco

O “Vila Velha 500 Anos” visa estabelecer uma visão de longo prazo para a cidade, centrada no desenvolvimento de suas vocações e na promoção do bem-estar e da sustentabilidade ambiental e financeira. O plano estratégico abrangerá o período até 2035, quando a cidade celebrará seus 500 anos de história.

“Este projeto incorpora conceitos claros de missão, visão, prioridades, estratégias, ações e metas. Ao longo de seis meses, serão dedicadas quase 800 horas de trabalho, distribuídas em seis grandes etapas”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.

Melhoria no Ambiente de Negócios

O projeto “Vila Velha Ágil” concentra-se na melhoria do ambiente de negócios da cidade, visando atrair e repatriar investidores para sustentar os planos de longo prazo delineados no primeiro projeto. O objetivo é mapear os principais desafios enfrentados pelas secretarias municipais na promoção de um ambiente de negócios eficiente e atrativo.

Fernando Rabelo, Gerente de Projetos de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, afirmou que serão investidas quase 700 horas de trabalho em quatro etapas, incluindo planejamento, escuta ativa, diagnóstico, mapeamento de contexto e desenvolvimento de um portfólio de projetos.

Colaboração Estratégica com a Fundação Dom Cabral

A abordagem da Fundação Dom Cabral destaca-se pela colaboração estreita com seus clientes. O foco vai além de executar projetos, envolvendo o desenvolvimento de capacidades individuais e institucionais por meio de metodologias exclusivas da FDC.

“A primeira etapa de cada projeto já foi concluída, com reuniões de trabalho e capacitação do Secretariado. A segunda etapa está em andamento, incluindo mais de 90 entrevistas até o final de janeiro, seguidas por uma pesquisa virtual e eventos de engajamento em fevereiro”, revelou Rabelo.

Participação Comunitária e Desenvolvimento Sustentável

Os projetos “Vila Velha 500 Anos” e “Vila Velha Ágil” têm como meta ampliar a participação da comunidade na gestão municipal. A intenção é construir uma visão de futuro compartilhada, aprimorando o atendimento ao cidadão e impulsionando a cidade para se destacar nos âmbitos estadual, nacional e internacional.

Fernando Rabelo afirmou que participar do desenvolvimento de Vila Velha é um privilégio, destacando o compromisso da FDC com o desenvolvimento sustentável por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de líderes empresariais e gestores públicos.

Pesquisa e Avaliação para o Futuro

Os dois projetos em andamento serão objeto de pesquisa de mestrado, documentando todo o processo e avaliando os resultados. O objetivo é publicar e discutir este trabalho nos principais fóruns de gestão pública no Brasil e no mundo.

Sobre a Fundação Dom Cabral

Com mais de 47 anos de história, a Fundação Dom Cabral é considerada a melhor escola de negócios da América Latina e a 7ª do mundo. Em 2023, foi classificada pelo Financial Times. A FDC destaca-se por uma abordagem educacional única, combinando inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social. Em 2022, mais de 46 mil profissionais foram formados pela FDC, impactando positivamente organizações e a sociedade. A missão da FDC é contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da educação e do desenvolvimento de executivos e gestores públicos.