Projeto nacional de cidadania conta com participação de três escolas de Vila Velha

Projeto nacional de cidadania conta com participação de três escolas de Vila Velha

Três escolas da rede municipal de Vila Velha foram selecionadas e estão representando o município no projeto nacional Estudantes em Movimento. A iniciativa se baseia em uma competição saudável que envolve alunos, professores, servidores, pais e a comunidade escolar. A ideia é transformar o aprendizado sobre cidadania em ações concretas dentro das escolas, sempre com suporte das controladorias e secretarias de educação municipais.

Em Vila Velha, participam do projeto a Umef Prefeito Vasco Alves, de Jabaeté; Umef Professora Nice de Paula Sobrinho, de Boa Vista II; e Umef Paulo Mares Guia, de Cobilândia. O projeto é promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com apoio da Unesco. O município é um dos 10 do país com controladorias habilitadas a participar da edição de 2025 e o único representante do Espírito Santo no projeto.

O projeto é composto por quatro etapas: Grito de Garra, Auditoria Cívica, Tarefa Especial e Desafio Transformador. Essas ações deverão ser propostas e executadas pelos próprios estudantes
Como parte da etapa chamada Grito de Garra, que marca simbolicamente o início das ações nas escolas participantes, os estudantes encaminharam vídeos com composições autorais, exaltando valores como educação, cidadania, ética, protagonismo juvenil e vínculo com o território.

Vídeos

Na Umef Prefeito Vasco Alves, no Bairro Jabaeté, os alunos produziram um videoclipe com letra e coreografia criadas coletivamente. Em diferentes cenários da escola – corredores, salas e quadra poliesportiva –, os estudantes cantam versos como “Vila Velha do futuro” e “Nós viemos pra ganhar”, em uma produção que também conta com a participação da banda marcial e de intérprete de Libras.

A Umef Professora Nice de Paula Sobrinho, localizada em Boa Vista II, encaminhou um vídeo que une imagens aéreas de pontos turísticos de Vila Velha, como o Convento da Penha e o Farol de Santa Luzia, com cenas do cotidiano escolar. A canção entoada pelos alunos fala sobre protagonismo estudantil, resiliência e transformação social. Ginástica rítmica, basquete e celebrações de conquistas também compõem a narrativa audiovisual.

Já a Umef Paulo Mares Guia, em Cobilândia, destacou o lançamento do projeto com a gravação de um hino no interior de um estúdio. Com fundo escuro e foco no coral de alunos, o vídeo traz a música “Juntos somos mais Paulo Mares Guia”, que aborda valores como ética, responsabilidade, empatia e união. Os estudantes aparecem cantando com cópias da letra em mãos, em uma performance marcada pelo engajamento coletivo. Entre os trechos da canção, destacam-se: “A cidadania em primeiro plano” e “a resiliência nos faz levantar todos os dias para estudar”.

O projeto segue ao longo do segundo semestre com etapas como Auditoria Cívica, Tarefa Especial e Desafio Transformador – ações que deverão ser propostas e executadas pelos próprios estudantes. As escolas que se destacarem poderão receber prêmios de até R$ 10 mil, além de reconhecimento institucional. Os vencedores serão anunciados em setembro, quando acontece o Encontro Nacional do Conaci, em Goiânia, Goiás.

Acesse nos links abaixo e assista às produções dos alunos:

UMEF Prefeito Vasco Alves – https://www.youtube.com/watch?v=bLgTorEHZAs ou Clincado Aqui
UMEF Professora Nice de Paula Sobrinho – https://www.youtube.com/watch?v=AR4e0aty2a8 ou Clicando Aqui
UMEF Paulo Mares Guia – https://youtu.be/mT-lpwrDoik?feature=shared ou Clicando Aqui

Fonte : Prefeitura de Vila Velha