Projeto nacional de cidadania conta com participação de três escolas de Vila Velha

Três escolas da rede municipal de Vila Velha foram selecionadas e estão representando o município no projeto nacional Estudantes em Movimento. A iniciativa se baseia em uma competição saudável que envolve alunos, professores, servidores, pais e a comunidade escolar. A ideia é transformar o aprendizado sobre cidadania em ações concretas dentro das escolas, sempre com suporte das controladorias e secretarias de educação municipais.
Em Vila Velha, participam do projeto a Umef Prefeito Vasco Alves, de Jabaeté; Umef Professora Nice de Paula Sobrinho, de Boa Vista II; e Umef Paulo Mares Guia, de Cobilândia. O projeto é promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com apoio da Unesco. O município é um dos 10 do país com controladorias habilitadas a participar da edição de 2025 e o único representante do Espírito Santo no projeto.
O projeto é composto por quatro etapas: Grito de Garra, Auditoria Cívica, Tarefa Especial e Desafio Transformador. Essas ações deverão ser propostas e executadas pelos próprios estudantes
Como parte da etapa chamada Grito de Garra, que marca simbolicamente o início das ações nas escolas participantes, os estudantes encaminharam vídeos com composições autorais, exaltando valores como educação, cidadania, ética, protagonismo juvenil e vínculo com o território.
Vídeos
Na Umef Prefeito Vasco Alves, no Bairro Jabaeté, os alunos produziram um videoclipe com letra e coreografia criadas coletivamente. Em diferentes cenários da escola – corredores, salas e quadra poliesportiva –, os estudantes cantam versos como “Vila Velha do futuro” e “Nós viemos pra ganhar”, em uma produção que também conta com a participação da banda marcial e de intérprete de Libras.
A Umef Professora Nice de Paula Sobrinho, localizada em Boa Vista II, encaminhou um vídeo que une imagens aéreas de pontos turísticos de Vila Velha, como o Convento da Penha e o Farol de Santa Luzia, com cenas do cotidiano escolar. A canção entoada pelos alunos fala sobre protagonismo estudantil, resiliência e transformação social. Ginástica rítmica, basquete e celebrações de conquistas também compõem a narrativa audiovisual.
Já a Umef Paulo Mares Guia, em Cobilândia, destacou o lançamento do projeto com a gravação de um hino no interior de um estúdio. Com fundo escuro e foco no coral de alunos, o vídeo traz a música “Juntos somos mais Paulo Mares Guia”, que aborda valores como ética, responsabilidade, empatia e união. Os estudantes aparecem cantando com cópias da letra em mãos, em uma performance marcada pelo engajamento coletivo. Entre os trechos da canção, destacam-se: “A cidadania em primeiro plano” e “a resiliência nos faz levantar todos os dias para estudar”.
O projeto segue ao longo do segundo semestre com etapas como Auditoria Cívica, Tarefa Especial e Desafio Transformador – ações que deverão ser propostas e executadas pelos próprios estudantes. As escolas que se destacarem poderão receber prêmios de até R$ 10 mil, além de reconhecimento institucional. Os vencedores serão anunciados em setembro, quando acontece o Encontro Nacional do Conaci, em Goiânia, Goiás.
Acesse nos links abaixo e assista às produções dos alunos:
UMEF Prefeito Vasco Alves – https://www.youtube.com/watch?v=bLgTorEHZAs ou Clincado Aqui
UMEF Professora Nice de Paula Sobrinho – https://www.youtube.com/watch?v=AR4e0aty2a8 ou Clicando Aqui
UMEF Paulo Mares Guia – https://youtu.be/mT-lpwrDoik?feature=shared ou Clicando Aqui
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.