Projeto estimula vida saudável e aproxima população de agentes comunitários

Projeto estimula vida saudável e aproxima população de agentes comunitários

A Unidade de Saúde de São Torquato lançou nessa segunda-feira (1º), às 7 horas, na Praça Mônica de Sena Simões, o projeto TACSAÚDE. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o vínculo entre agentes comunitários de saúde e a população, além de estimular hábitos de vida saudáveis. Entre os serviços oferecidos estão atividades físicas conduzidas por uma equipe multiprofissional e monitoramento da pressão arterial e da glicemia.

O TACSAÚDE realizará atividades de segunda a quinta-feira nos bairros atendidos pela unidade: São Torquato/Morro Boa Vista, Chácara do Conde, Sagrada Família, Cobi de Baixo, Cobi de Cima e Alvorada. As ações incluem ainda convivência comunitária e orientação para cuidados de saúde, com foco em reduzir o isolamento social e estimular um envelhecimento saudável e participativo.

Não é necessário agendamento prévio para participar das atividades. O cronograma das atividades será divulgado nas comunidades e na Unidade de Saúde de São Torquato.

Idealizado pelo técnico José Valter Correia de Oliveira, o projeto é o primeiro movimento na cidade voltado à especialização e à valorização dos técnicos agentes comunitários de saúde, reconhecendo sua importância no cuidado e na promoção da saúde nas comunidades.

“Este projeto busca tornar a rotina da população mais ativa e integrada, fortalecendo o papel dos técnicos agentes comunitários de saúde como pontes entre a comunidade e os serviços de saúde”, afirma José Valter, idealizador e responsável pela equipe que conduzirá as atividades. Também integram a equipe de trabalho Dayane Moutinho (assessora e responsável técnica), José Guilherme Menegatti (diretor de marketing), Paulo Roberto Barbosa de Lima (instrutor de atividades) e Daiana Moronari (apoio).

 

Texto: Márcia Almeida
Foto: Assessoria