Profissionais da saúde são capacitados para manejo clínico dos idosos

Profissionais da saúde são capacitados para manejo clínico dos idosos

Visando a ampliação da oferta de serviços especializados na Rede de Assistência à Saúde (RAS) do município de Vila Velha, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência de Atenção ao Idoso (CRAI), realizou, nos dias 2 e 8 de maio, uma capacitação com 60 profissionais da Rede Semsa, para apoiar os profissionais das Unidades de Saúde na realização do atendimento à pessoa idosa nos serviços.

O objetivo da capacitação é qualificar o cuidado e o manejo clínico do idoso. Os casos mais complexos identificados serão encaminhados ao CRAI, para avaliação mais detalhada. No CRAI são ofertados serviços de saúde especializados em geriatria e gerentologia, voltado para o atendimento multiprofissional ao idoso, com comprometimento da autonomia e/ou independência. Os atendimentos são voltados para pessoas com 60 anos ou mais, residentes de Vila Velha, que tenham sido previamente atendidos em sua unidade de saúde de referência e encaminhados através da regulação.

Capacitação

Na ação educativa foram abordados vários temas, tais como: dados demográficos da população idosa no município de Vila Velha, a velhice e o processo de envelhecimento, a funcionalidade e as grandes síndromes geriátricas.

Nesta terça-feira (8), o encontro abordou os instrumentos de rastreio para identificação de idosos vulneráveis no município, bem como apresentação do serviço em seu fluxo de funcionamento na Rede de Assistência à Saúde, enfatizando a importância do matriciamento em saúde da pessoa idosa para o fortalecimento da Atenção Primária de Saúde.

Benefícios

A gerente do Centro de Referência em Atendimento ao Idoso (CRAI), Arieny Almeida Nunes, disse que construir uma Rede Integrada de Atenção à Pessoa Idosa passa pela elaboração de uma assistência em saúde que promova um cuidado integral e humanizado: “O foco deixa de ser a doença e passa a ser o indivíduo em toda a sua singularidade”, disse.

Com o aumento considerável da expectativa de vida, o número de pessoas idosas na sociedade tende a ser cada vez maior, interferindo no aumento das demandas de saúde por uma assistência que promova um cuidado ampliado, integral e humanizado.

Reprodução: PMVV