Procon de Vila Velha dá suporte nas trocas de presentes neste fim de ano

Procon de Vila Velha dá suporte nas trocas de presentes neste fim de ano

Se você não gostou do presente que você recebeu neste Natal ou se o produto veio com defeito, saiba o que fazer para garantir a troca. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, por meio do Procon Municipal, tem orientações importantes para que todos possam conhecer melhor seus direitos e resolver esse tipo de situação com tranquilidade e sem aborrecimentos.

Se o produto apresentou algum problema, ou defeito, você tem direito à troca, reparo ou reembolso, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. No caso de produtos duráveis (como eletrodomésticos, móveis e roupas), o prazo de reclamação é de até 90 dias. Já em relação aos produtos não duráveis (como alimentos, flores e etc), o prazo para é de até 30 dias.

“Nessas situações, o fornecedor do produto tem até 30 dias para corrigir o defeito. E se o problema persistir, o consumidor pode optar por receber outro produto equivalente ou solicitar desconto proporcional ao preço, ou, ainda, exigir a devolução do valor pago”, explica Moisés Penha, Superintendente do Procon de Vila Velha.

E ele completou: “Se o problema do produto for apenas em relação ao tamanho, cor ou modelo, a troca não é obrigatória por lei. Neste caso, a negociação vai depender da política de cada loja. No entanto, é fundamental que as condições para a troca sejam informadas no ato da compra e constem na etiqueta, nota fiscal ou em aviso visível no estabelecimento”.

Compras online

Se você comprou o presente pela internet (ou por outro meio remoto) e se arrependeu, o Procon de Vila Velha esclarece que, após o recebimento do produto, o consumidor tem até sete dias de prazo para fazer valer seu “direito de desistência”, que é válido mesmo que o produto não tenha defeito:

“E você ainda pode exigir a devolução total do valor pago, incluindo o frete. Por isso, guarde sempre a nota fiscal, recibo de compra, etiquetas e termos de garantia. Também vale lembrar que produtos importados adquiridos em lojas ou sites no Brasil seguem as mesmas regras aplicáveis aos produtos nacionais, incluindo a obrigatoriedade de informações em Língua Portuguesa. Caso tenha dificuldades para resolver seu problema, o Procon de Vila Velha está à disposição para te orientar sobre seus direitos”, assinala Moisés Penha.

Para Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, é essencial que os consumidores conheçam seus direitos e, ao mesmo tempo, que os comerciantes valorizem as boas práticas, criando experiências positivas de compra.

“A troca de presentes e produtos é uma prática que reflete a relação de confiança entre consumidores e comerciantes. O papel da gestão pública é garantir que essas relações sejam claras e respeitem os direitos de ambas as partes. Em Vila Velha, incentivamos o diálogo e a transparência no comércio local, especialmente neste período de festas, quando o movimento nas lojas cresce e as dúvidas dos consumidores são mais frequentes”, conclui Colodetti

O Procon Municipal funciona no Boulevard Shopping, em Itaparica. O horário é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.  Telefone: (27) 3149-7358.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha