Prefeitura investe em treinamento da Guarda Municipal com curso de Gerenciamento de Crise

Prefeitura investe em treinamento da Guarda Municipal com curso de Gerenciamento de Crise

Agentes da Guarda Municipal de Vila Velha e da Polícia Penal estão participando do curso “Noções de Primeira Intervenção – Gerenciamento de Crises”, que tem como objetivo aprimorar as técnicas e habilidades dos agentes em situações críticas e de conflito. O curso teve início na segunda-feira (07) e segue até este sábado (11), no Centro de Operação de Vila Velha (COVV), em Novo México. A capacitação está sendo ministrada pelo major Pablo Angely Marques Coimbra, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).

O curso é dividido em teoria e prática. Segundo o major Pablo, não são aulas de legislação. “O foco está em discutir ideias e conceitos, principalmente, sobre conflitos, gerenciamento de crise e primeira intervenção. Durante as aulas são exibidos vídeos e fotos de ocorrências reais. Tudo isso para cunho pedagógico e com viés construtivo. Esses casos servem para assimilação do conhecimento, construção do aprendizado e compreensão do procedimento”, ressalta.

Os guardas, que participam da qualificação, estão sendo preparados para atuar como primeiros interventores, aprendendo a reconhecer e analisar cenários de crise, aplicar técnicas de comunicação e verbalização, além de tomar decisões seguras sob pressão. O curso também enfatiza a importância da empatia, escuta ativa e ética profissional no atendimento a ocorrências sensíveis.

A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, destacou a importância da qualificação. “Os agentes estão desenvolvendo competências voltadas ao controle emocional, à preservação de vidas e à mediação de conflitos. Nossos guardas estão sendo preparados para agir com técnica e equilíbrio durante momentos que exigem respostas rápidas e responsáveis”, afirmou.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, também ressaltou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais. “A Academia de Ensino da Guarda Municipal sempre oferta cursos para que os agentes possam ser qualificados. A capacitação constante reflete o compromisso da administração em oferecer um serviço cada vez mais técnico e humanizado à população”, reforçou.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha