Prefeitura firma parceria para digitalizar e integrar acervos culturais a plataforma online

Prefeitura firma parceria para digitalizar e integrar acervos culturais a plataforma online

A Prefeitura de Vila Velha formalizou a adesão do município à Midiateca Capixaba, plataforma do governo do Espírito Santo criada para integrar e difundir acervos culturais e históricos em ambiente digital.

Com a adesão, Vila Velha passa a integrar o projeto “Midiateca em Rede”, que conecta acervos municipais à plataforma estadual. O município é um dos três primeiros do Estado a participar, ao lado de Santa Teresa e Cachoeiro de Itapemirim. Os demais participantes, até o momento, são organizações da sociedade civil.

O projeto foi estruturado para ser uma política pública de preservação e difusão de acervos. A Midiateca Capixaba utiliza o software livre Tainacan, desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília e a Finatec, e passou por formação técnica nos dias 30 de junho e 1º de julho, com presença da equipe do município.

A plataforma reúne, em um só endereço digital, coleções de diferentes instituições e tipos documentais, permitindo acesso público gratuito. O modelo é pioneiro no país e está sendo acompanhado pelo Ministério da Cultura para possível replicação em outros estados. A assinatura simbólica do acordo de cooperação técnica da Prefeitura com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) ocorreu na última quinta-feira (10).

“O município dá um passo importante para garantir o acesso ao nosso patrimônio histórico por meio de ferramentas digitais. Essa integração fortalece a memória local e coloca Vila Velha em sintonia com as iniciativas mais modernas de preservação cultural”, afirmou o secretário de Cultura do município, Roberto Patrício Júnior.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha