Prefeitura de Vila Velha orienta sobre volta às aulas nesta segunda (22)
Na próxima segunda-feira (22), tem início o calendário escolar da rede de ensino de Vila Velha, com o retorno das aulas no formato remoto. Para essa modalidade, será utilizado o ambiente virtual, por meio do portal municipal Escola tá ON. (https://sites.google.com/view/escolataon)
O cronograma para o retorno presencial, dentro do formato híbrido, começará no dia 01 de março, com rodízio de estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 8ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Já no dia 15 de março, é a vez dos alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental e da 5ª a 7ª séries do EJA. No dia 29, as aulas presenciais com rodízio serão para os estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e da 1ª a 4ª séries do EJA. Para a educação infantil, as aulas presenciais com rodízio estão programadas para o dia 13 de abril. As escolas terão autonomia para organizarem os rodízios em sala.
O formato de ensino híbrido está pautado na relação escola/aluno por meio da Plataforma Google For Education (Google Sala de aula), no qual o aluno que estiver naquela semana do revezamento, em casa, terá as suas atividades e conteúdos mediados na plataforma pelo professor.
O rodízio será semanal, obedecendo os protocolos de segurança da Covid-19, contando também com o monitoramento das atividades, tanto dos alunos que estão presentes quanto dos que estão na forma remota. Os gestores de cada unidade municipal irão estabelecer contato direto com a família e conduzir o planejamento e monitoramento das atividades. Eles irão informar em qual semana cada criança faz parte, mas cabe ao pais decidirem se a criança vai ou não para a escola.
Uma pesquisa recente, realizada junto às famílias por meio das unidades de ensino, aponta uma estimativa de 79% dos pais declarando que seus filhos retornarão às aulas no formato híbrido. Apenas 13,5% sinalizou não ter acesso à internet em casa.
Como a escola organizará as turmas para o retorno no ensino híbrido?
Baseado no calendário de retorno gradual da Secretaria Municipal de Educação e no levantamento do termo de Manifestação de Interesse, a escola deve organizar suas salas de aulas considerando as normas sanitárias e identificando os alunos que estarão presentes na primeira semana de escalonamento presencial e os alunos da semana seguinte. Os gestores foram orientados a dividir as turmas levando em consideração situações sociais e individuais dos alunos, assim como comunicar às famílias sobre a forma escalonada, sempre observando a Matriz de Risco do Governo do Estado.
Para que organizar as turmas?
Para cumprir as regras de distanciamento e o protocolo sanitário, é necessário diminuir o número de alunos na escola. Este cuidado é feito também para evitar aglomeração.
O que fazer com os alunos que forem para a escola fora do dia da escala?
Eles não podem ser mandados embora sem que a escola crie estratégias para esses casos: ligar para os pais/responsáveis para que os busquem; caso isso não seja possível, reservar mesas e merenda extras durante a semana; reforçar via avisos para os pais e alunos sobre a necessidade sanitária de manter o escalonamento, para que o aluno vá somente na sua semana.
E se o aluno não possuir acesso à tecnologia?
Caso o aluno não tenha um computador ou acesso à plataforma, ele poderá retirar as suas atividades impressas nas Unidades Municipais de Ensino.
O que fazer com alunos que apresentem sintomas de COVID-19?
Seguir o protocolo do Plano Estratégico de Prevenção e Controle à Covid (PEPC). Entrar em contato com a família para que busque o estudante; caso não seja possível, a escola deve reservar um ambiente separado, até que o aluno possa retornar para casa e realizar o monitoramento do número de casos de Covid-19.
Reprodução PMVV
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