Prefeitura de Vila Velha ampara animais abandonados em apartamento
Na última sexta-feira (08), a Guarda Municipal de Vila Velha foi acionada por uma munícipe que reside em um prédio no Centro, após sentir um cheiro forte vindo de dentro de um dos apartamentos. No local, foram encontrados animais mortos e cinco cachorros com vida. Abandonados por semanas, sem nenhum tipo de alimentação, os animais foram levados para o Hospital Veterinário Rancho Bela Vista, que presta serviços para a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
Dentro do imóvel havia fezes, urina, restos de lixo e restos mortais dos outros animais, que estavam servindo de alimento para os cinco cachorros sobreviventes. A proprietária do imóvel onde aconteceu o caso é uma jovem de 21 anos, que foi identificada e encaminhada para uma clínica psiquiátrica. Futuramente, ela pode responder por crime contra a saúde pública, abandono, maus-tratos e morte de animais. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente.
De acordo com o médico veterinário responsável pelo Rancho, todos os animais passaram por uma avaliação médica criteriosa. “Foram realizados exames laboratoriais para avaliação das condições clínicas gerais e encontramos alterações significativas nos exames. Porém, com o tratamento adequado, em breve pelo menos 4 deles já terão condições de serem castrados, vacinados e disponibilizados para adoção. Apenas o cão mais idoso e que estava em pior condição vai requerer um acompanhamento mais prolongado, mas o quadro dele segue estável e com prognóstico favorável”, disse.
Os animais seguem em tratamento por cerca de 15 a 20 dias e, assim que receberem alta no Hospital Veterinário, serão liberados para adoção.
Fonte: Reprodução (Prefeitura de Vila Velha)
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.