Prazo de inscrições para a Comissão de Educação Ambiental encerra em 30 de janeiro
Continuam abertas até o dia 30 de janeiro de 2026 as inscrições para escolher representantes da sociedade civil para compor a Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (Cimea), que é responsável por decisões sobre o setor no município. A seleção é feita por meio de edital, conforme a Lei Municipal nº 6.296/2020.
As entidades interessadas devem entregar a documentação exigida no edital. O envio pode ser feito pelo Protocolo Virtual da Prefeitura ou presencialmente, no Protocolo Geral, na sede da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica.
Podem participar entidades ambientalistas que atuem em Vila Velha há pelo menos dois anos e desenvolvam ações de educação ambiental. Serão selecionadas duas instituições, cada uma com um representante titular e um suplente.
Além das entidades escolhidas pelo edital, outras instituições já previstas em lei também farão parte da comissão e serão convocadas por ofício para indicar seus representantes. São elas: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), Conselho Municipal de Educação (CME), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo(OAB-ES).
Se alguma instituição tiver dificuldade para receber o ofício, deverá entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha para fazer a indicação.
Comissão de Educação Ambiental
Vila Velha possui uma Política Municipal de Educação Ambiental que orienta ações e projetos voltados ao cuidado com o meio ambiente. Para colocar essa política em prática, o município conta com dois espaços de organização e diálogo.

Um deles é o Comitê Gestor de Educação Ambiental, que já funciona e realiza reuniões periódicas. O outro é a Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (Cimea), que está sendo formada agora.
A Cimea terá a função de reunir representantes do poder público e da sociedade civil, criando um espaço permanente de diálogo, acompanhamento e apoio às ações de educação ambiental no município.
Plano Municipal de Educação Ambiental
A política também será executada por meio do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA), que está em fase de elaboração. O plano está sendo construído em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O objetivo do PMEA é organizar e orientar projetos e ações de educação ambiental, definindo metas e estratégias para os próximos anos. A construção do plano contará com a participação da população, por meio de consultas públicas e oficinas.
A Cimea acompanhará todas as etapas desse processo, garantindo que diferentes setores da sociedade participem da construção da educação ambiental em Vila Velha.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.




