Plano Municipal de prevenção é apresentado pela Defesa Civil

Plano Municipal de prevenção é apresentado pela Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha (COMPDEC) organizou, uma palestra para alinhamento de servidores sobre o Plano Municipal de Defesa Civil (PMPDEC). A uniformidade sobre quais ações, como e quando devem ser feitas e até quem deve ser acionado são os pontos essenciais do Plano de Contingência, previsto no plano, o que foi ressaltado pela secretária municipal de Governo, Maria do Carmo Neves, que abriu o encontro.

O PMPDEC aponta que a Defesa Civil tem a finalidade de articular e facilitar a prevenção, preparação e resposta aos desastres e coordenar as ações de prevenção, mitigação, preparação e resposta. As diversas secretarias envolvidas atuam com sua área fim, de acordo com as necessidades. A versão revisada para 2021, disponível no site da Prefeitura, foi entregue ao prefeito e aos secretários duas semanas antes.

O coordenador de Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, explica que o alinhamento é essencial para operacionalizar o plano nos momentos de possíveis catástrofes. Compartilhou com os servidores presentes o trabalho de cadastramento das famílias em setores de risco, que está em andamento.

“Nós temos um plano de ação, temos mapeados os setores de risco e, com todos cadastrados nestes setores, poderemos elencar ações prioritárias. Mas também precisamos nos preparar para agir quando houver necessidade de dar resposta diante de uma chuva forte que cause alagamento ou deslizamento de terra, por exemplo”, concluiu.

Rebeca Bittencourt de Araújo, ponto focal da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que o principal para cada ponto focal é atuar de forma a permitir a articulação entre todos os setores, num momento de resposta à população. Diz ainda que “saímos com o dever de casa de sermos multiplicadores de informações necessárias, no âmbito de cada secretaria, visando conscientizar a população de que a prevenção é a medida prioritária destinada a evitar a conversão de risco em desastre ou a instalação de vulnerabilidades”, afirmou a servidora.

 

Reprodução: PMVV