Passeio solidário promove encontro entre enlutados e cuidadores de pacientes com doenças graves

Cuidadores de pacientes com doenças graves e moradores enlutados que participam dos grupos de apoio na Unidade de Saúde de Jardim Marilândia vão fazer um passeio na manhã desta quinta-feira (27), das 8 às 12h. O roteiro escolhido é a Casa do Governador e o Farol Santa Luzia, na Praia da Costa.
O objetivo do passeio é promover saúde e também momentos de lazer, além de aliviar o estresse dessas pessoas que, em função das suas vivências, estão emocionalmente sobrecarregados. O grupo será acompanhado por uma enfermeira e mais três residentes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) – assistente social, terapeuta ocupacional e psicóloga.
Esses profissionais, junto com a equipe da Unidade de Saúde de Jardim Marilândia, conduzem as atividades do grupo de cuidadores de pacientes em cuidados paliativos, e também as do grupo de luto, que acolhe munícipes enlutados que são atendidos no equipamento de saúde.
Melhor qualidade de vida
Implantado na Unidade de Saúde de Jardim Marilândia há um ano, a Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do ICEPi tem como meta proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos usuários que se encontram com doenças que ameaçam a vida, bem como de seus familiares que, na maioria das vezes, são os cuidadores principais. Há ainda acompanhamento no pós-óbito, com atendimentos em consultório e domiciliar.
Os residentes também conduzem o grupo de apoio à pessoa enlutada, que se reúne a cada 15 dias, na Unidade de Saúde. É um espaço para que os participantes compartilhem suas experiências, sentimentos e desafios a partir da perda de um ente.
A equipe é composta por uma preceptora (enfermeira) e pelos residentes que são profissionais formados em busca da titulação de especialista. Atualmente o grupo é formado por uma terapeuta ocupacional, uma enfermeira, uma psicóloga e uma assistente social, que atua duas vezes na semana na Unidade de Saúde de Jardim Marilândia.
Quem tiver interesse em participar dos grupos deve se inscrever na Unidade de Saúde de Jardim Marilândia. A iniciativa é voltada apenas para moradores que são referenciados neste equipamento de saúde.
Fonte : Prefeitura de Cariacica

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui