Palestras na programação de encerramento da Semana do MEI
Chega ao fim nesta sexta-feira (19) a 14ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) de Vila Velha, evento que começou na última segunda (15), na praça Duque de Caxias, no Centro, e que envolveu palestras sobre os mais variados temas e a prestação de diversos serviços para os empreendedores do município, além de shows musicais e atrações artísticas.
A Semana do MEI está acabando, mas quem ainda não participou da programação, ainda pode participar. Na tarde desta quinta-feira (18), de 15 às 17h, haverá palestra no Titanic sobre o tema: “Diferenciação: como se destacar da concorrência”. E nesta sexta (19), no mesmo horário e local, será ministrada a palestra “Como tornar sua empresa mais lucrativa”.
Quem correr também poderá receber atendimento diferenciado por parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que está presente no evento com toda a sua estrutura, para prestar os seguintes serviços aos MEIs de Vila Velha: formalização do MEI; plantão Tira-Dúvidas; consultorias do Sebrae; orientações do Procon; orientações jurídicas; orientações contábeis; orientações sobre Alvarás e Licenças Municipais; acesso a linhas de microcrédito; e assessoramento sobre renegociação de dívidas.
Avaliação Positiva
“A Semana do MEI aconteceu simultaneamente em todo o país, com atividades, serviços e animações culturais. Vila Velha, as equipes do município promoveram um plantão de atendimento presencial gratuito, destinado especificamente aos nossos MEIs. O evento está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha, Sebrae, bancos e organizações que apoiam o empreendedorismo. Juntos ofertamos, em um único local, todos os atendimentos, capacitações e informações de interesse dos microempreendedores formalizados e ativos que atuam em nosso município”, avaliou o prefeito Arnaldinho Borgo, que também prestigiou a programação do encontro.
Orientações
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, destacou a importância das orientações prestadas aos MEIs, sobre organização, negócios, gestão e atuação no mercado, além das capacitações em vendas, finanças, lucratividade e concorrência. “Também disponibilizamos informações sobre consultorias e esclarecimentos sobre a formalização do MEI para os interessados em aumentar a qualidade, a produtividade e a competitividade de seu negócio”, ressaltou.
Formalização
“A iniciativa também está buscando estimular a formalização de profissionais autônomos ou informais na categoria jurídica MEI, fornecendo maior credibilidade com clientes e fornecedores, e promovendo o acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença ou maternidade, por exemplo”, explicou a diretora da Vila do Empreendedor, Danielle de Deus.
Segundo ela, enquadram-se nesta categoria produtiva atividades como as realizadas por artesãos, costureiras, cabeleireiros, manicures, comerciantes, fotógrafos, mecânicos, eletricistas, pedreiros e prestadores de serviços de uma forma geral. “Não há custo para o cadastro, a formalização e o acompanhando dos MEIs. Estes serviços são prestados gratuitamente (de forma presencial) na Vila do Empreendedor – localizada no subsolo A do Boulevard Shopping – ou de forma remota (online), por meio de acesso ao Portal do Empreendedor.
Empreendedorismo
O Microempreendedor Individual (MEI) é a forma jurídica criada pela Lei Complementar nº 128/2008, em vigor desde julho de 2009. Em setembro de 2022, foi atingida a expressiva marca de 14,5 milhões de formalizações em todo o Brasil, número que representa o fortalecimento do empreendedorismo nacional e que significa mais desenvolvimento social e inclusão produtiva no país.
No município, existem atualmente mais de 45 mil microempreendedores ativos, segundo o último levantamento realizado pelo Sebrae, em 2023. MEI é a pessoa que trabalha por conta própria, não pode ser sócio ou titular em outra empresa e tem um empreendimento formalizado, com faturamento anual de até R$ 81 mil.
Fonte : PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.