Palestra sobre violência doméstica conscientiza estudantes de Jabaeté

Palestra sobre violência doméstica conscientiza estudantes de Jabaeté

Alunos da UMEF Prefeito Vasco Alves, em Jabaeté, participaram da palestra “Elas Podem”, ministrada pela inspetora Laís Mongin, da Inspetoria da Mulher da Guarda Municipal de Vila Velha. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (26).

Cerca de 45 alunos do oitavo e do nono anos do período matutino do ensino fundamental participaram da palestra. Durante o encontro, a inspetora explicou a história da Lei Maria da Penha, os tipos de violência doméstica e relatou alguns casos que aconteceram no Estado.  Nesse bate papo, alguns alunos relataram casos de violência que já presenciaram.

“Nesse bate papo, muitos se sentem à vontade e relatam as experiências vividas. Aqui eu pude explanar os diferente tipos de violência, que vão desde a agressão verbal, emocional e patrimonial, até chegar às vias de fato. Muitos deles não estão plenamente conscientes dos diferentes tipos de violência que podem ocorrer dentro de um ambiente doméstico e de seus efeitos devastadores na vida das vítimas”, ressalta a inspetora Laís Mongin.

O diretor da unidade, Cleres Morosini Cupertino, ressalta a importância desse bate papo com os adolescentes: “São alunos de 13 a 16 anos e, através da palestra, é possível informá-los e educá-los sobre o tema, destacando a importância de reconhecer os sinais de abuso e, principalmente, saber como agir. Esse bate papo ajuda a criar consciência sobre a gravidade do assunto, pois muitos presenciam essa violência dentro de casa”, frisa.

A palestra é uma parceria com a Secretaria de Educação. O programa “Todos por Ela” visa combater o ciclo da violência contra a mulher e ensinar, desde a infância, sobre a defesa e promoção da igualdade de gênero. A proposta é levar às unidades de ensino palestras e uma série de ações pedagógicas para dialogar sobre o tema, proporcionando aos alunos uma reflexão crítica e mais aprofundada.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.