Pacientes do Caps participam do desfile no Sambão do Povo neste sábado

Pacientes do Caps participam do desfile no Sambão do Povo neste sábado

Mais uma vez o “Bloco Que Loucura” vai abrilhantar o Carnaval Capixaba, levando cerca de 900 foliões para a passarela do samba, entre eles pessoas atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vila Velha, seus familiares e também servidores que atuam nestes equipamentos de saúde. A ação será sábado, às 19 horas, no Sambão do Povo, em Vitória.

O “Bloco Que Loucura” é uma iniciativa que busca chamar a atenção para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e para questões importantes relacionadas à saúde mental, promovendo a conscientização sobre o tema.  Os foliões vão cruzar a avenida celebrando a luta antimanicomial e a promoção da inclusão, cantando músicas que ressaltam a importância de ter Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas cidades.

Os abadás que o grupo vai usar no bloco foram confeccionados pelos atendidos no Caps II Beija-flor, que fica em Novo México. A iniciativa busca fomentar a economia solidária, valorizar o trabalho e despertar a criatividade dos envolvidos, bem como contribuir para a sua dignidade. Todo o valor arrecadado com as vendas será revertido aos próprios usuários.

CAPS em Vila Velha

Atualmente, Vila Velha possui três Centros de Atenção Psicossocial (Caps): o CAPS II Beija-flor, localizado no bairro Novo México; o CAPS Infantojuvenil (IJ), em Jabaeté; e o CAPS/AD, no Centro de Vila Velha.
O primeiro acolhe  pessoas adultas com sofrimento decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; o segundo é um lugar de referência e acompanhamento para crianças e adolescentes com as mesmas características. Já o terceiro presta atendimento às pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha