​Novos postos elevados de guarda-vidas garantem mais segurança aos banhistas

​Novos postos elevados de guarda-vidas garantem mais segurança aos banhistas

A 18 dias para o verão, Vila Velha já se prepara para garantir mais proteção e salvamento aquático com a instalação de 25 postos elevados padronizados de guarda-vidas nas praias e lagoas da cidade. Desses, 18 postos foram instalados nas praias da Praias da Costa, Itapuã e Coqueiral de Itaparica, além de outros sete nas praias e lagoas da Região 5.

Com um design moderno e arrojado, os novos postos elevados, instalados a cada 500 metros em pontos estratégicos ao longo da orla e lagoas da cidade, permitem uma ampla visão por parte dos guarda-vidas para uma atuação profissional mais eficiente na proteção e segurança do banhista.

Os novos postos são dotados por um deque panorâmico, piso e laterais, todos em madeira resistente, além de uma cabine confortável revestida com painéis térmicos, nas cores vermelha e branca, e um telhado termoacústico que garante conforto térmico e proteção contra intempéries, além de oferecer maior durabilidade.

“A nossa prioridade é garantir segurança para moradores, turistas e todos que frequentam nossas praias e lagoas. Com os novos postos de guarda-vidas – mais modernos e eficientes – reforçamos as ações de prevenção de afogamentos não apenas na alta temporada, mas durante todo o ano”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep destacou a iniciativa. “Esses postos, além oferecerem melhores condições de trabalho, aumentam a eficiência do serviço prestado à população, pois possibilitam maior visibilidade das áreas de risco sob o monitoramento dos nossos guarda-vidas”, explicou.

Na Operação Verão 2025-2026 da Prefeitura de Vila Velha, que começa no dia 16 de dezembro e vai até 28 de fevereiro, além dos 25 postos elevados, o serviço de Salvamento Aquático passará a funcionar com mais três postos-tendas, totalizado 28 postos ao longo da orla e lagoas do município, além de contar com o apoio de um jet ski, um bote inflável, e um efetivo de 120 guarda-vidas.

Texto: Vandique Magalhães
Foto: Danilo Martins