Novos integrantes do Conselho de Defesa do Consumidor assumem mandato

Novos integrantes do Conselho de Defesa do Consumidor assumem mandato

O Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) de Vila Velha iniciou um novo ciclo de atuação. Os novos conselheiros que vão compor o órgão no biênio 2025-2026 tomaram posse nesta quarta-feira (08), em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, no Boulevard Shopping, em Itaparica.

A nova composição – designada pelo Decreto nº 272/2025, publicado no último dia 10 de setembro – conta com representantes de secretarias municipais e entidades da sociedade civil organizada. O Condecon foi instituído pela Lei Municipal nº 5.631/2015, e integra, com o Procon Vila Velha, o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, responsável por promover políticas públicas voltadas à proteção e à orientação do cidadão.

O Condecon – que tem caráter normativo e recursal – também é responsável pela gestão do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (FMDC), destinado a financiar projetos de conscientização, eventos, cursos e campanhas educativas voltadas à defesa do consumidor, além de estruturar e modernizar o Procon Vila Velha.É o conselho que define a aplicação dos recursos do fundo e propões ações que possam fortalecer ainda mais a política municipal de defesa do consumidor.

O colegiado será presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, e terá como membro nato o superintendente do Procon Vila Velha, Moisés Daniel da Penha.

Também integram o Conselho os seguintes representantes:

Poder Público Municipal

• Secretaria de Saúde:
Flávia Cristianne Schulz Riegert (titular)
Cristian Cezar Coqueiro Andrade (suplente)

• Secretaria de Planejamento:
Isabele Duran Cordeiro (titular)
Danilo Roger Marçal (suplente)

• Secretaria de Serviços Urbanos:
Otto Cloldes dos Santos (titular)
Giancarlo Nogueira de Castro (suplente)

• Procuradoria-Geral do Município:
Mayara Gobbo Augusto (titular)
Luis Gabriel Ferreira da Cruz (suplente)

Sociedade Civil

• Associação dos Empresários de Vila Velha – Assevila:
Thomaz Tommasi Filho (titular)
André Poloni Menezes (suplente)

• Associação dos Empresários da Região Sul de Vila Velha – Assevel:
Mirian Gurizzato (titular)
José Ricardo Ferreira (suplente)

• Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Vila Velha:
Lorena Ruberth Gaudio (titular)
Carlos Roberto Lopes Caliman (suplente)

• Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Vila Velha:
Amanda Rios Cantarela Pena (titular)
Ivone de Godoys Monteiro (suplente)

Durante a posse dos novos conselheiros do Condecon, o presidente do colegiado, Everaldo Colodetti, apresentou as diretrizes e os projetos em andamento que visam ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao equilíbrio das relações de consumo no município.

“O Condecon é um espaço de diálogo entre o poder público, o setor produtivo e os consumidores. Nosso objetivo é garantir transparência, equilíbrio e segurança nas relações de consumo, de forma a contribuir para que Vila Velha continue crescendo com justiça e confiança”, destacou Colodetti.

O superintendente do Procon Vila Velha, Moisés Penha, apresentou um balanço das ações desenvolvidas pelo órgão, com destaque para a ampliação dos atendimentos, tanto presenciais, quanto atendimentos on-line, feiras de renegociação de dívidas, palestras e ações educativas sobre a importância do consumo consciente.

“Nosso papel vai além da fiscalização. Trabalhamos de forma pedagógica, aproximando consumidores e fornecedores, estimulando o diálogo e diminuindo conflitos. Quando a sociedade conhece seus direitos e deveres, todos saem ganhando”, afirmou Moisés Penha.

“Com a nova composição, o Condecon reforça o compromisso da Prefeitura de Vila Velha com a proteção do cidadão, a valorização do diálogo e o fortalecimento das boas práticas de consumo, consolidando o município como referência em transparência, equilíbrio e respeito nas relações de mercado”, ressaltou o presidente do órgão, Everaldo Colodetti.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha